*atualizada em 8/08 – As paredes da Escola Silveira de Souza, em Florianópolis, ganharam nova cor para sinalizar um novo momento.Ali irá acontecer a edição 2022 da CasaCor/SC e após o término da mostra, o prédio histórico passará a ser ocupado por um centro cultural. A mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo acontecerá de 17 de setembro a 30 de outubro.
A edificação, em tombamento provisório, foi erguida há 109 anos e desde a sua inauguração, em 1913, até hoje, serviu para diversas atividades. Foi escola de ensino superior para o primeiro grau, passou um bom tempo sem uso, voltou a abrigar alunos e alunas do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sediou também a Mostra Casa Nova, em 2012, quando teve a estrutura requalificada para servir à Escola Livre de Música, projeto encabeçado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, que pertence à Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Em 2013, a equipe da Fundação voltou a dividir espaço com o EJA. Porém, a partir de 2019, o prédio passou a abranger outras áreas tornando-se definitivamente a Escola Livre de Artes. Vira a página para 2022, ano em que a casa histórica irá se transformar em um Centro Cultural do Município de Florianópolis, oferecendo acesso a diversas linguagens artísticas de forma gratuita.
Centro Cultural do Município de Florianópolis
“O prédio está novamente passando por um processo de revitalização para podermos entregar à população um imóvel apto a abrigar o Centro Cultural do Município. Aqui teremos cultura por todos os lados, espaço para a cultura popular, o hip hop, teatro, dança, música, literatura, saraus, música ao vivo, piquenique. Espaço para desenvolver projetos culturais, teremos também um café. Tudo isso para que a população possa consumir cultura de forma gratuita. Vai ser um marco na nossa cidade, onde a cultura é democrática, um ponto de encontro de todos os cidadãos florianopolitanos. A cidade merece”, comemora Márcio Costa, Superintendente da Fundação Franklin Cascaes.
A parceria firmada com a CasaCor/SC é uma maneira de reformar a estrutura e devolvê-la em bom estado para o novo uso. A franquia catarinense se comprometeu a entregar as melhorias após a realização do evento de arquitetura e design.
“A edição que envolve um patrimônio público sempre tem um valor especial para nós, pois mexe com a memória da paisagem, da cidade, do passado e também do presente. Estamos muito felizes em assumir este local que será destinado à cultura e arte. Da nossa parte estamos junto com o elenco de 2022 fazendo o nosso melhor. E convidamos todos para que visitem a mostra e vivam com a gente esse marco e legado do patrimônio”, celebram os franqueados Francis e Luiz Bernardo.
Para Márcio Costa esta é uma parceria que todos ganham e, especialmente, a população de Florianópolis. “A CasaCor/SC traz um selo de qualidade indiscutível no que diz respeito a revitalização dos espaços, estamos localizados em uma região nobre da cidade. A Mostra deste ano será um sucesso, com certeza. A Fundação Franklin Cascaes através deste Centro Cultural estará fortalecendo a economia cultural trazendo visibilidade aos artistas e fazendo a roda da cultura girar”, comenta.
Infinito Particular
Com 28 ambientes confirmados, esta edição está pautada no tema “Infinito Particular”. Arquitetas/os e designers de interiores vão apresentar a leitura e interpretação nos seus espaços, de 17 de setembro a 30 de outubro.
Elenco CasaCor/SC
O elenco de profissionais que irá participar da edição catarinense da CasaCor já está definido. Marcam presença veteranos e estreantes que irão apresentar, em 28 projetos, as interpretações para o tema proposto pela mostra: Infinito Particular. Um dos destaques é o retorno de Marcelo Salum, que está entre os TOP 10 da edição paulistana da CasaCor, que completa 35 anos em 2022.
Segue a lista:
Anna Maya, Ana Trevisan, Beto Gebara e Marila Filártiga, Fabio Vitorino e Lais Forte, Gabriel Bordin, Leandro Sumar, Lucas Vitorino e Chara Kokowise, Mariana Maisonnave, Michael Zanghelini e Natália Xavier, Anderson Schussler, Cris Passing, Caroline Porto e Isadora Maestri, Cris Delpizzo e Giovani Delpizzo, Daniel Ghizi, Estela Cislaghi, Fernando Dal Bosco, Juliana Loffi, Marcelo Salum, Marisa Lebarbechon, Isabel Mercadante e Thais Giusti.
Do grupo dos estreantes, Carolina Pellenz Kreusch, Emanueli Schneiders, Francine Pereira, Fernanda Sacks, Felipe Muller, Gustavo Assis, Jessica Folster Pereira, Maria Alice Crippa, Maria Cristina Iglesias Congosto, Mariana Cristina Alves Botelho, Mariana de Souza da Silveira, Rodrigo Gheller e Tiago Bortolança.
Fonte: assessoria de imprensa.