Entre os dias 14 de maio e 13 de julho, o icônico terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado desde 2019, reabre para receber a CASACOR RS 2025. O edifício modernista de 1953, patrimônio da memória urbana e da arquitetura gaúcha, se torna o centro pulsante de um evento que vai muito além do design, arquitetura e decoração — um espaço que celebra o reencontro com a cidade através da arquitetura e do design.
Mais do que uma vitrine de tendências, a mostra propõe uma imersão sensível em novos modos de habitar, pensar e viver, sob o tema ‘Semear Sonhos’. Com mais de 5.400 m², os 40 ambientes, criados por mais de 50 profissionais da arquitetura e design, incluem espaços gastronômicos como um restaurante, bar e cafeteria, além de lojas de óculos, de aromas, uma loja conceito da Electrolux e o Espaço de Arte que é um destaque desta edição. Sob a direção de Karina Capaverde, Vera Capaverde e Luciano Mota, e curadoria técnica de Aclaene de Mello, a CASACOR RS 2025 parte do princípio de que projetar é imaginar futuros possíveis — e, mais que isso, semeá-los. Os ambientes apresentados nesta edição investigam como o design pode regenerar o cotidiano, resgatar memórias e fortalecer o senso de pertencimento.
Uma ocupação afetiva
Reabrir o antigo terminal é um gesto simbólico potente. Um lugar de partidas e reencontros agora se transforma em espaço de permanência e contemplação. Prevista originalmente para setembro de 2024, a CASACOR RS foi adiada para maio de 2025 em razão das enchentes que atingiram o Estado. Durante o período de reestruturação, o interior da construção, que ficou completamente alagada, passou por novas intervenções para receber as obras do evento. “Este prédio está profundamente conectado às lembranças dos moradores e viajantes. Reativá-lo com um evento que celebra o lar, os encontros e o afeto é um tributo à cidade e à sua história”, afirma Karína Capaverde, diretora da CASACOR RS.

Em tempos de reconstrução, um gesto poético e urgente. A fachada do antigo terminal agora é um manifesto visual. O projeto “Fachada Pôr do Sol”, assinado pela equipe de Arquitetura e Design da CASACOR RS em collab com o Studio1 Arquitetura e Tintas Coral, colore os brises do edifício com um degradê inspirado nas tonalidades do entardecer porto-alegrense. A obra é mais do que intervenção estética: em meio à maior tragédia climática da história do estado, torna-se símbolo de esperança, contemplação e regeneração.

Painel A Conquista do Espaço, criado nos anos 1970 por Aldo Locatelli, Emílio Sessa e Attílio Pisoni — um marco da arte pública. Ambiente da recepção assinado por Caroline Kreling. Foto Cristiano Bauce
“A Conquista do Espaço”
Logo na entrada, o visitante reencontra o monumental painel A Conquista do Espaço, criado nos anos 1970 por Aldo Locatelli, Emílio Sessa e Attílio Pisoni — um marco da arte pública brasileira que atravessou décadas como guardião da memória afetiva da cidade. Com mais de 20 metros de largura e cores que ainda vibram com intensidade, o mural é agora ressignificado no ambiente de recepção assinado por Caroline Kreling. Ao preservar as linhas modernistas do terminal e inserir mobiliário contemporâneo, o projeto reconfigura o espaço em um manifesto sobre memória, futuro e o poder transformador da arte — fazendo do antigo saguão, assim como antes, um convite à viagem.
Atrações que propõem novas perspectivas à temporada
A CASACOR RS 2025 celebra a estreia da Design Week POA, que traz à tona a força criativa do design. Com curadoria de Felipe Helfer, Camila Farina, Giselle Padoin e Julia Qualisoni, o espaço reúne mais de 30 designers locais em uma instalação imersiva que explora o tema “Presente, passado e futuro”. As peças expostas revelam a história de Porto Alegre, ao mesmo tempo que projetam novos imaginários e futuros possíveis, unindo tradição e inovação.
Entre os destaques, estão a luminária Pampa de Leonardo Zanatta, o banco Iberê de Bruno De Lazzari, a poltrona Patagônia de Bruno Faucz e as tapeçarias de Mitti Mendonça e Renata Rubim. A histórica poltrona do Theatro São Pedro também marca presença, em um diálogo entre o mobiliário contemporâneo e o legado artesanal de Porto Alegre.
No Espaço de Arte, curado por Luciano R. Mota, o público encontrará uma série de exposições com mais de 20 artistas independentes ao longo da mostra. O espaço de 200 m² segue o conceito de white cube, com piso neutro e paredes brancas que destacam as obras em um ambiente minimalista. A cada duas semanas, novos artistas e obras tomarão o espaço, oferecendo ao público uma experiência constantemente renovada. “A programação rotativa é uma maneira de manter o público sempre imerso em novas experiências, permitindo uma renovação constante da percepção artística.”, explica Mota.
Agenda de Expositores
12 a 25 de maio
Magna Sperb, Vera Reichert, Luciana Gaudenzi, Milena Julianno
27 de maio a 8 de junho
Fernando Muswiecz, Giuseppe Bessi, André Venzon, Luísa Prestes
10 a 29 de junho
Irley Jesus, Luciano Mota, Mônica Bergmann, Wagner Costa
1 a 13 de julho
Giuseppe Bessi, Andréa Brächer, Lurdi Blauth, Maria do Horto Kuhn
Arena CASACOR RS
A Arena CASACOR RS é uma das novidades desta edição e terá curadoria de conteúdo do Club&Casa Design. Com uma programação intensa ao longo de toda a mostra, o espaço será palco de palestras, encontros e debates sobre inovação, sustentabilidade, comportamento, gestão e tecnologia. O projeto, assinado pelo estúdio254 e batizado VOE Vessen, explora a simbologia do aeroporto como lugar de partida e conexão, e propõe zonas imersivas que ativam escuta, foco e colaboração, refletindo os novos paradigmas dos ambientes de trabalho.
Desafios e iniciativas sustentáveis
A CASACOR RS 2025, em parceria com a Bgreen, adota uma abordagem proativa para medir e comunicar a pegada de carbono do evento. A partir dessa parceria, o evento passa a monitorar de perto suas emissões, implementando ações de compensação e reaproveitamento em todas as etapas. Desde a escolha de materiais, passando pela gestão de resíduos até a logística reversa, todas as práticas são pensadas para minimizar impactos. Além disso, o evento adota a compensação das emissões evitadas por meio de iniciativas sustentáveis. Esse processo é o primeiro passo para a neutralização total das emissões no futuro, alinhando a CASACOR RS com as práticas ESG e demonstrando um compromisso real com a sustentabilidade, transparência e responsabilidade ambiental.
SERVIÇO
CASACOR RS 2025
De 14 de maio até 13 de julho
De terça a sexta, das 14h às 20h (visitação até às 20h30)
Sábados, domingos e feriados das 12h às 20h (visitação até 20h30)
Endereço: Av. dos Estados 747 – Bairro Anchieta – Porto Alegre/RS
Estacionamento no local (R$ 30)
Fonte: assessoria de imprensa