atualizado em 3/11/2022 – Casa Pixel, projeto do escritório Térreo Arquitetos, de Balneário Camboriú, Santa Catarina, em parceria com Upstairs, foi vencedor na Categoria Profissional PROJETO EDIFÍCIOS E CONJUNTOS RESIDENCIAIS no 9ª Prêmio Saint Gobain AsBEA Arquitetura, que aconteceu em São Paulo, dia 25 de outubro.
Entre os jurados, duas catarinenses: as arquitetas Thaisa Kleinubing, Embaixadora Capitalismo Consciente, e Pollyanna Rodrigues Lima da Pulse Acústica arquitetônica e ambiental.
——————————————————————-
O Concurso “Habitação de Interesse Sustentável”, através do projeto “Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável: Foco Habitação Social” (EEDUS), premiou três propostas classificadas em 1º lugar e outros três trabalhos classificados em 2º, 3º e 4º lugares, revelados nessa semana e transmitido ao vivo no canal do projeto EEDUS no Youtube. A Menção Honrosa foi outorgada a Casa Pixel, projeto do escritório Térreo Arquitetos, de Balneário Camboriú, Santa Catarina, em parceria com Upstairs. O concurso é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação/MDR com a Agência Alemã de Cooperação Internacional – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ).
O texto é de autoria do Térreo Arquitetos
O conceito dos pequenos quadrados de cor, que quando juntos, formam uma imagem. Relacionando a ideia de fragmentos de ações cotidianas que tomamos em nossas vidas e estas fazem parte de uma construção coletiva de sociedade, onde cada pixel se insere em um contexto bem mais amplo e complexo, formando a imagem contemporânea de mundo. Formando assim nossas cidades e suas “perfeitas” imperfeições.
Arquitetura transformadora
A cidade possui seu desenho marcado por histórias, sendo resultado de suas relações de tempo e espaço. Nesse contexto, a arquitetura não se apresenta como imposição, mas transformação, adaptando-se conforme surgem as necessidades e oportunidades. Como já disse Koetter, a cidade se apresenta perfeita em sua “imperfeição”, com suas “colagens”, frutos de intervenções livres em sua forma mais democrática, a ocupação e apropriação do ser humano perante sua morada.
Nesse contexto, o elemento de imagem pixel, que nada mais é que um pequeno quadrado colorido em uma imagem, que, somados a um coletivo de pixels, formam um desenho completo, traz uma conceituação contemporânea de reflexão da vida em comunidade. Em momentos adversos ou nas decisões mais simples do cotidiano, a cidade nos é apresentada como solução social, ambiental e econômica formada por milhares de indivíduos, e muitos e muitos pixels de decisões, pixels de ações, pixels de espacialidades distintas, que em sua totalidade formam as imperfeições e acasos de nosso mundo. Desse modo, propor um conjunto habitacional em uma determinada localidade condiz em propor um aglomerado de pixels de soluções e possibilidades, esses por sua vez irão impactar positivamente os demais e assim contribuir de um modo assertivo para formarmos as totalidades das imagens que desejamos às nossas cidades.
A sustentabilidade nesse pensamento fragmentado de ações possibilita soluções em grandes e pequenas escalas para que se promova o equilíbrio ambiental, econômico e social. No projeto proposto a ideia do elemento pixel parte inicialmente de uma modulação (5x5m) que organiza os espaços dentro da quadra, onde em cada pixel (módulo) haja uma ferramenta de contribuição à comunidade, podendo ser uma mini praça, uma área de compostagem, uma residência, uma horta coletiva, outro módulo habitacional, captação de energia solar. Enfim, transcendem possibilidades e se tornam um coletivo de contribuição ao pensamento sustentável. Deste modo se apresenta a casa Pixel, pensada em prol das imprevisibilidades da vida.
Estrutura em madeira
A mineração de bens da construção civil como argila, brita, e principalmente, a areia causam grandes danos ao meio ambiente. O cimento, amplamente usado para o setor, gera muito gás carbônico ao ser produzido, sendo um dos principais ativos ao efeito estufa. A madeira laminada e colada consome menos energia em sua produção, pois não é utilizado o processo de queima para ser feita. Além disso, é uma fonte natural e renovável, sendo o único material que sequestra o dióxido de carbono da atmosfera durante sua vida útil.
Modulação industrial
A modulação industrial é uma ferramenta muito conveniente para a industrialização da construção, viabilizando custos e promovendo grande padronização dos componentes da edificação. Considerando isso, o projeto propõe uma modulação estrutural de 5×5 metros, organizando os espaços e propiciando uma lógica de número de módulos (5x5m) por demandas das habitações, sendo a UH de 01 quarto contendo 01 módulo (25m²), a de 02 quartos 02 módulos (50m²) e a de 03 quartos tendo 03 módulos (75m²).
Ficha técnica
Nome do projeto: Casa Pixel Menção Honrosa no Concurso Nacional de Habitação de Interesse Sustentável e Social
Escritório: Térreo Arquitetos e Upstairs – Felipe Kaspary + Oliver Uszkurat
Área construída: 4.500,00m²
Localização: Brasil
Ano do projeto: 2021