Anfitriã pelo segundo ano consecutivo da CASACOR/SC na Capital Catarinense, a Dimas Construções apresenta na edição 2024 a Casa Floripa by Dimas, uma construção em que utiliza madeira engenheirada e materiais naturais. O projeto da JA8 Arquitetura Viva tem parceria com a F/Wood, startup de Florianópolis que desenvolve novas tecnologias construtivas a partir da madeira. Voltada para o visual da baía norte e o pôr do sol, visitar a casa torna-se uma experiência real de relação entre o espaço construído e a natureza exuberante do entorno.
“Os materiais naturais foram nossa prioridade para trazer a sensação de acolhimento, as cores quentes dos materiais de acabamento e do mobiliário provocam uma fusão com as cores do pôr do sol intenso do lugar. A casa está envolvida em um primeiro momento pelo jardim orgânico e acolhedor com estares confortáveis para momentos de deleite ao ar livre”, comenta Juliana Castro, da JA8 Arquitetura Viva.
A casa de madeira e vidro tem um vão de 12 metros, sem nenhum pilar, estruturado em madeira, sistema que confere agilidade construtiva sendo possível ser montada em cerca de 60 dias. No final da mostra de decoração, a casa será desmontada e utilizada em outros empreendimentos, com diferentes usos, segundo a construtora.
Tecnologia na construção
A escolha da madeira engenheirada facilitou a rápida construção. “Estudando as tendências de tecnologias e as questões do clima, encontramos a oportunidade de desenvolver um modelo de negócio, com base na madeira engenheirada. Nosso propósito na F/Wood é transformar o conceito desenvolvido por arquitetos em realidade, com soluções sustentáveis e inovadoras em madeira engenheirada”, diz Lucas Ribes, arquiteto da FWood. A startup foi lançada oficialmente durante a mostra.
“A madeira engenheirada, como o próprio nome diz, é processada industrialmente a fim de otimizar o seu desempenho para uso na construção civil. Geralmente, são madeiras que passam por um processo de seleção que exclui nós, trincas e rachaduras para, então, alinhar as fibras e transformar as madeiras em tábuas, lâminas ou até mesmo micropartículas de modo que facilite a união das peças”, explica a arquiteta Camilla Ghisleni em texto para a plataforma ArchDaily.
“Após processo de composição, as peças podem se tornar pilares, vigas ou painéis estruturais, dependendo da sua aplicação, resultando em diferentes tipos de madeira engenheirada. Os mais conhecidos na construção civil é a CLT (sigla para madeira laminada cruzada, Cross Laminated Timber em inglês) e a MLC (sigla para madeira laminada colada, Glue Laminated Timber ou Glulam em inglês)”, continua. Para ler o texto na íntegra, acesse aqui.
Interiores
O ambiente tem interiores assinado pela arquiteta Beatriz Zeglin que reforça o uso de materiais naturais e os tons da própria construção. Com espaços fluidos e amplo, a casa recebeu ambientes de estar, bancada e local para exibir as cinco maquetes de projetos da construtora entre as quais a do D/Season Residencial Club, que será construído onde acontece a CASACOR. Além da casa, um outro ambiente também da Dimas tem um telão curvo generoso que exibe vídeos com conteúdo de Florianópolis, reforçando a riqueza cultural e gastronômica da Ilha de Santa Catarina, produzidos exclusivamente para a mostra.
Além da Casa Floripa, a construtora apresenta seis ambientes assinados pelo elenco da mostra, que representam três apartamentos tipo: dois modelos do D/Season e um do novo empreendimento da construtora na Praia Brava.
SERVIÇO
O quê: CASACOR / SANTA CATARINA – Florianópolis
Quando: de 29 de setembro a 24 de novembro
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Nos domingos e feriados, das 13h às 19h.
Onde: D/Season Residence Club, bairro João Paulo (Antigo Hotel Maria do Mar) Rodovia
João Paulo, 2285 – Florianópolis – SC, 88030-415.
Fonte: com assessoria de imprensa