Texto dos arquitetos
O projeto para esta chácara, localizada em Rancho Queimado, na serra catarinense, tinha em sua cota mais alta o local ideal para receber a implantação de uma arquitetura que valorizasse todo o entorno. Os clientes, um casal com três filhos adultos, buscavam um espaço para moradia e que pudesse reunir a família e amigos ao redor do fogão, o verdadeiro coração da casa. Desta forma a concepção voltou-se para um térreo que fizesse com que o verde estivesse sempre no interior da casa, junto ao fogo, as pessoas e o todo o processo de cozinhar.
Decorrente desta premissa, os dormitórios no pavimento superior foram projetados com dimensões modestas que atendem ao descanso: acorda-se com um desejado sol da manhã, abre-se a cortina para a vista e prepara-se para o encontro dos familiares na grande varanda que é o pavimento inferior. Os quartos, voltados a leste, relacionam-se de maneira franca com a mata do vale e morros que circundam o lote, enquanto esquadrias em fita emolduram a paisagem de contemplação da cordilheira ao norte.
A sala no térreo, integrada com a cozinha, tem nas suas esquadrias a possibilidade da abertura de grandes vãos que prolongam o espaço para o ambiente externo sobre o deque de madeira que flutua sobre o terreno, configurando um único espaço amplo, como uma grande varanda. Para a contenção do terreno, muros em taipa de pedra ferro configuram um pátio inglês na fachada oeste e organizam o acesso principal na fachada sul”.
Maias projetos catarinenses aqui
Ficha Técnica
Localização do projeto: Rancho Queimado, SC
Ano projeto: 2011
Ano construção: 2014
Autores: Henrique Zulian, Talita Broering
Contato: (11) 94967-8382 / (11) 94914-6330
Arquiteto Responsável – Talita Broering
Área – 359,35m²
Fotografias – Talita Broering e Henrique Zulian