A Casa Atma, de Michael Zanghelini para a CasaCor 2024, celebra a conexão entre o interior e o exterior, criando um ambiente que transita entre “o pé na água e o pé no chão”, como afirma o arquiteto. O conceito Atma é resgatado do hinduísmo, como um olhar atento para a alma, tocando naquilo que é de mais ancestral: nossa íntima conexão com a natureza e nosso interior. O projeto conta com um living, um jardim privativo, varanda e suíte master com closet e banheiro.
A essência do design reside no uso de materiais brutos e naturais, criando uma conexão com o entorno e uma paleta de rosas em tons terrosos e sutis. Esta abordagem honra a localização privilegiada à beira do mar e permite que os usuários sintam o contato direto com a areia, pedras e madeiras naturais sob seus pés, fundindo o interior com o exterior de maneira fluida e orgânica.
A transformação do espaço evolui de um ambiente anteriormente escuro e denso, que Michael projetou (arquitetura e interiores) para a CASACOR/SC 2023, para um novo lar caracterizado por sua atmosfera solar, quente e vibrante. Esta mudança é simbolizada pela decisão de transformar e pintar todas as superfícies, renovando completamente a energia do espaço e marcando o início de novas etapas.
Design oxigenado para o mundo
O design é intencionalmente oxigenado e aberto para o mundo, com amplas aberturas que convidam a luz natural e a brisa marinha e cortinas que dramatizam os movimentos da casa, criando um ambiente interno que respira e se renova constantemente. Essa abertura é alcançada pelas diversas vistas que o projeto convida a contemplar no seu percurso. A fluidez dos espaços e a ausência de demarcações rígidas entre áreas funcionais refletem uma abordagem livre de estereótipos de gênero e aberta a diversas formas de habitação e convivência.
O projeto é, além de uma residência, um manifesto arquitetônico de Michael para a celebração de transformações pessoais, a conexão com a natureza e a liberdade de ser. É um espaço que convida seus habitantes a reimaginar novas etapas de suas vidas através de ações de reformas.
O living com pé-direito duplo envidraçado se abre para a paisagem em todas as direções e os brises estrategicamente posicionados controlam a visibilidade, trazendo ritmo à luz natural e criando novas perspectivas no ambiente solar. Conforto e bem-estar são alcançados com materiais brutos e naturais, como o mármore Choco Rosa no piso, combinados com objetos inusitados e obras de arte. A presença da areia na casa e elementos de design autoral como Zanini de Zanine, Marcos Ferreira, Estúdio Rain, Richard Gohr e Sérgio Rodrigues, reforçam a atmosfera descontraída e sofisticada da Casa Atma.
Arte e ambientação se fundem como elementos do cotidiano no projeto. Obras de artistas mulheres catarinenses estão por todos os ambientes e conversam com materiais, texturas e a narrativa do espaço. As telas de Celaine Refosco e Juliana Hoffman ampliam o espaço para outras dimensões e as cerâmicas inusitadas de Camila Martins se mesclam aos elementos de cristal.
Percurso do pé na água ao pé no chão
O jardim privativo é um ambiente que transita entre o pé na água e o pé no chão. Um lago artificial com peixes e pedras com uma ilha de contemplação formam um espaço inspirado, ao mesmo tempo, em jardins orientais e mediterrâneos, que exploram contrastes e promovem a reflexão. Chaises para contemplação e paredes de cobogó, que limitam estrategicamente a vista, convidam ao relaxamento, enquanto obras de arte e objetos terracota adicionam um toque de surpresa e calor ao ambiente. A abertura do living cria uma conexão fluida com o jardim, complementada pelo piso de mármore e outros materiais brutos e naturais, todos escovados, processados e tratados – nunca industrializados.
A escadaria em madeira do living leva até as áreas íntimas da Casa, em um percurso que cria um balcão no pé-direito duplo com vista superior do ambiente, ao acesso à varanda, com mobiliário de descanso, e ao corredor envidraçado. As estratégias de brises e de paisagismo foram pensadas para máxima introspecção e privacidade, sem abrir mão da conexão com a natureza.
A suíte master, nas cotas mais altas e privadas do conjunto, continua a paleta de rosas terrosos que propõe desafiar os estereótipos de gênero. Revestimentos com texturas naturais e acabamentos de marcenaria cuidadosamente selecionados complementam móveis soltos autorais de Lina Bo Bardi, Lucas Recchia, Roberta Banqueri e Giácomo Tomasi, resultando em um espaço que equilibra conforto e referência ao design brasileiro.
O closet, posicionado na área superior, otimiza o espaço e contribui para a sensação de amplitude e continuidade do dormitório. O bloqueio parcial da vista para o mar faz parte das estratégias de privacidade, enquanto mantém a conexão com o exterior. Todo o conjunto forma um harmonioso color block, onde cada elemento se integra perfeitamente, criando uma atmosfera única e pessoal.
O banheiro é o ambiente mais intimista da Casa Atma. Revestido em todas as superfícies por mármore Choco Rosa e com uma banheira posicionada com vista para o corredor, cria uma ambiência cavernosa que se completa com a claraboia redonda. O espaço busca sintetizar o percurso de absorção do exterior – o mar, a brisa, a paisagem, para o interior da alma, convidando ao silêncio e introspecção.
SERVIÇO
O quê: CASACOR / SANTA CATARINA – Florianópolis
Quando: de 29 de setembro a 24 de novembro
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Nos domingos e feriados, das 13h às 19h.
Onde: D/Season Residence Club, bairro João Paulo (Antigo Hotel Maria do Mar) Rodovia
João Paulo, 2285 – Florianópolis – SC, 88030-415.