BLOG

Jornalista, diretora da NProduções, atua em projetos culturais. Integra o a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e Academia Catarinense de Artes e Letras (Acla).

Academia Catarinense de Letras e Arte presta reconhecimentos

Carmen Fossari, saudade e homenagens

A Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla) realiza nesta sexta, dia 16, no Teatro Carmen Fossari – DAC/UFSC, a sessão solene 2022 com premiações e posse de novo acadêmico. Na ocasião, serão outorgados os prêmios Paschoal Apóstolo Pítsica, Victor Meirelles, Waldir Brazil, Edino Krieger e “Conjunto da Obra” do Ano de 2022, respectivamente a Jeruse Romão (escritora) – Personalidade Literária, Helena Fretta (galerista) – Personalidade das Artes Visuais, Marco Vasques (crítico teatral, editor e escritor) – Personalidade das Artes Cênicas, Wagner Segura (músico) – Personalidade Musical e Artêmio Zanon (escritor) – Conjunto da Obra. Vera Collaço, professora, diretora de teatro e escritora, será empossada como nova acadêmica na cadeira 31, cujo patrono é Isnard Azevedo.

***

A sessão será dedicada à memória da acadêmica de Carmen Fossari (1954-2021), diretora, dramaturga, atriz e poeta que, como servidora pública, deixou extensa contribuição na pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Acla, presidida pelo dramaturgo Antônio Cunha, é uma entidade que congrega escritores, músicos, artistas visuais e das artes cênicas de Santa Catarina. Fundada em 5 de julho de 2003, sob a inspiração de seu patrono o advogado, jornalista, professor e escritor Paschoal Apóstolo Pítsica (1938-2003), soma-se às demais instituições acadêmicas do Estado no estímulo, na preservação e no desenvolvimento da cultura e da arte.