“O meu trabalho até hoje foi fazer a distribuição de conhecimentos para grupos que não têm condições. Eu sempre fui bom em desenho, nunca abandonei o social, eu sempre faço as melhores arquiteturas”, disse o arquiteto e urbanista Dietmar Starke para uma platéia de 200 pessoas, que lotou a palestra de abertura do Congresso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), na noite da quinta-feira, dia 13 de maio. Realizado no auditório da ACIC em Criciúma, o primeiro dia foi marcado pela palestra de Starke, que possui uma trajetória profissional de feitos notáveis e é conhecido como o “arquiteto mais maluco do Brasil”.
O arquiteto e urbanista contou histórias de quando morava na Alemanha e viu o muro de Berlim ser derrubado e, ainda, como foi produzido o primeiro “plano diretor” que unificava os dois lados de Berlim, projeto em que, inclusive, ele participou da produção. Dietmar também descreveu o início do Centro de Mulheres Islâmico, do Egito, um dos projetos premiados de sua carreira.
“Santa Catarina é o lugar de se fazer alguma coisa porque nós temos condições, riquezas, pessoas com conhecimentos e cultura. Já o Rio de Janeiro tem um milhão de problemas e aqui nós temos condições de fazer alguma coisa legal, criar uma escola de modelo futuro. Todo mundo está aficionado nos eletrônicos, isso não pode, nós temos que avançar, as crianças têm que ter vontade de não sair da escola. Temos que construir modelos que funcionem”, acrescentou.
DESTAQUES
Além de estudantes, professores e coordenadores do curso de arquitetura, estiveram presentes no evento autoridades da região, entre eles, o prefeito Márcio Burigo. Na oportunidade, ele parabenizou o CAU pela iniciativa. “É bom lembrarmos qual a cidade que nós queremos deixar para os nossos filhos e netos. Eu tenho certeza de que não é a Criciúma de hoje. E isso só se faz com grandes profissionais”, ressaltou.
ATIVIDADES
Nesta sexta-feira, as atividades foram retomadas às 8h30, no auditório da Unesc, devendo seguir até a noite, com palestras e oficinas. Prevista para ocorrer nesta tarde, está a palestra do arquiteto e urbanista Miguel Canãs Martins, que irá apresentar seus projetos. Miguel desenvolve um trabalho elaborado através de um ponto-chave muitas vezes esquecido: as pessoas.
O Congresso terá também outra palestra do Dietmar Starke, desta vez no eixo cidade. De volta ao palco do evento, o catarinense de 56 anos, que assina projetos arquitetônicos e urbanísticos premiados pelo mundo com caráter ambiental e ecológico muito presente, promete mais uma vez entreter o público com suas experiências.(por Kêyla Ferreira).