Os avós de Taiza dos Santos tinham uma tela da artista Vera Sabino em casa e a lembrança desse quadro ficou na memória da arquiteta. Este ano, em sua participação na CASACOR/SC Florianópolis, decidiu homenagear a artista nascida na Ilha de Santa Catarina com o espaço Adega da Artista Plástica, reunindo arte, vinho e arquitetura e celebrando a trajetória desta artista que se insere nos domínios do imaginário fantástico.
Sem medo de usar cores, texturas e compor com diferentes materiais, Taiza insere as obras de Vera Sabino sobre cerâmica estampada, utiliza cores nos tapetes, espelhos em bancadas, cortinas em veludo no tom marsala, piso esverdeado e paredes em carvalho amadeirado. As obras de fases diferentes da artista, e algumas nunca exibidas ao público, estão expostas nos 160 metros quadrados do Wine Bar. O espaço recebeu ainda um trabalho de Paulo Ricardo Campos em homenagem a Vera Sabino, e além de três tapeçarias de Ariadini Giardullo Marconi.
O ambiente funcional foi pensado para atender os apaixonados pelos melhores rótulos: “A ideia foi trazer privacidade aos frequentadores da adega criando vários microambientes. A partir de uma arquitetura que proporciona conforto, com luz e música na altura certa, apresentamos um espaço perfeito para confraternizações mais intimistas”, explica Taiza.
Dentro da composição da Adega da Artista Plástica, se destaca o mobiliário solto, muitos deles de couro, posicionados nos microambientes criados pela arquiteta. Entre as peças de design estão o Sofá Ishi, de Dimi Kuroki; as mesas de centro Vito, do Studio Mooringa, e Triângulo, do Studio Mapa; a mesa lateral Due, de Bruno Faucz; e as poltronas Longeva, de Mauricio Bomfim, e Galápagos, de Fabrício Roncca. No bar, cujo balcão espelhado é outro destaque, estão as banquetas Campestre, da Leiva Arquitetura.
Dicas da arquiteta
“O couro, por ser um material natural, harmoniza muito bem com diversos materiais. E no caso deste projeto, usamos o veludo na cor vinho para trazer um peso e um ar mais intimista para o espaço. Já o espelho é o elemento coringa que reflete todos estes materiais dando mais destaques a eles”.Reflexivos
“Em formatos menores, os espelhos foram o maior sucesso nas décadas de 1970 e 1980 na decoração de interiores. Para trazer esta energia de volta – e que super combina com uma adega -, escolhi usar os espelhos recortados na estante e no bar. Os espelhos são elementos versáteis e podem ser usados em diversos lugares, tanto para ampliar os espaços quanto para refletir as paisagens”.Dose dupla
“O veludo e o couro são materiais que podem ser usados em poltronas, recamiers ou num papel de parede no lavabo, por exemplo. Enfim, são materiais que merecem destaque na decoração residencial ou comercial, pois eles não passam despercebidos”.Universo dos vinhos
“No caso do projeto da Adega da Artista Plástica usamos a madeira carvalho para remeter aos barris onde os vinhos são armazenados por longos períodos. Também escolhemos o veludo na cor vinho e usamos o verde no piso e nas colunas remetendo aos parreirais de uvas”.
Wine Bar
”Procure criar um ambiente mais aconchegante, intimista, com pouca iluminação, conforto no mobiliário e um bom vinho para apreciar o ambiente e relaxar”.
Iluminação
“Por ser um ambiente comercial e uma mostra, a iluminação teve que ser dosada entre a circulação dos visitantes e, ao mesmo tempo, deixar um clima mais intimista. Usamos spots direcionáveis para valorizar as obras da Vera Sabino e muita iluminação indireta, só para valorizar o ambiente, mas ao mesmo tempo muito sutil”.
SERVIÇO
O quê: CASACOR / SANTA CATARINA – Florianópolis
Quando: de 29 de setembro a 24 de novembro
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Nos domingos e feriados, das 13h às 19h.
Onde: D/Season Residence Club, bairro João Paulo (Antigo Hotel Maria do Mar) Rodovia
João Paulo, 2285 – Florianópolis – SC, 88030-415.