Técnica de moulage é o segredo da nova coleção que o designer Rafael Chaouiche apresenta nesta quinta-feira, 18 de outubro, na Stela Knabben & Pavimento 02
Construir uma roupa a partir das formas do corpo é uma tática pouco usada no processo de criação de moda, mas que garante um resultado todo particular. Esta técnica é conhecida como moulage, uma forma tridimensional e avançada de modelagem, praticada pela primeira vez pela francesa Madeleine Vionnet, e que vem sendo o ponto de partida para as criações do estilista paranaense Rafael Chaouiche. Para este verão ele trabalhou o processo na coleção Praying Mantis (louva-a-deus, em inglês), usando tecidos leves, recortados feito lenço, em sobreposições que vão delicadamente definindo as peças.
Seda com liocel, linho, poliamida furta-cor, tule são alguns dos tecidos que imprimem o trabalho em tons de sorvete, com estampas que remetem a um suave perfume oriental. Não por acaso. A ideia inicial foi trabalhar o conceito de bem estar, em formas fluidas, tendo o louva-a-deus como a imagem forte para o desenvolvimento da padronagem – marca registrada desta coleção. O inseto é venerado na China e alguns de seus movimentos influenciaram postura de artes marciais. Também tem simbolismos no Japão, especialmente entre os samurais. Além disso, é um emissor de boas novas, de esperança.
Entrelaçando todas essas referências, Rafael Chaouiche criou 60 composições, entre saias – longas e curtas -, pantalonas, calças, vestidos, blusas e outros modelos. Especialmente para o evento na Stela Knabben – Pavimento 02, ele desenvolveu 10 concepções exclusivas. Uma delas foi batizada de Stela, para homenagear a empresária que lhe abriu as portas, valorizou o seu trabalho e reconheceu esse talento. Menino prodígio, o designer já participou de um quadro do programa Fantástico e frequenta feiras nacionais. Está na sua quinta coleção, com apenas 25 anos, e comercializa suas peças em 12 pontos no Brasil. Também está em Miami, sua primeira vitrine internacional. (com assessoria de imprensa)