A Veka, líder no mundo e no Brasil em sistemas de perfis de PVC para portas e janelas, realiza hoje, a partir das 19h, evento de premiação da terceira edição do Concurso Cultural VEKA. A subsidiária brasileira da multinacional alemã recebe convidados no espaço Pátio Veka da CasaCor Santa Catarina, em Florianópolis. Além da premiação, a empresa também lançará o Anuário VEKA 2017, que apresenta os cinco projetos de arquitetura vencedores do concurso cultural e outros projetos, matérias, artigos e entrevistas sobre o setor. A publicação é editada pela jornalista Letícia Wilson, integrando do grupo de digital influencers somos.plurais, e a iniciativa é da jornalista Paula Costa, da Estúdio L Comunicação e Imagem, assessoria de imprensa da Veka Brasil.
O vencedor da terceira edição do concurso foi o projeto da Melo Mesquita Arquitetura, de Florianópolis, classificado em primeiro lugar na votação final, realizada pela internet, e, também, na análise do júri técnico, formado pelos arquitetos e urbanistas Tatiana Filomeno, presidente da regional catarinense da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SC); Paulo Henrique Rodrigues, presidente da AsBEA-RS; e Pedro Ariel, também jornalista, diretor de conteúdo e relacionamento da CasaCor. Como prêmio, a Melo Mesquita Arquitetura conquistou a capa do Anuário Veka 2017, com foto de Lio Simas, e terá o projeto apresentado no anuário da Casa Vogue 2018.
Os projetos classificados em segundo e terceiro lugar igualmente são da capital catarinense: Progetta Studio de Arquitetura e Urbanismo e Oikos Arquitetura, respectivamente. O quarto lugar na classificação final ficou com o escritório Gerhard + Spindler Arquitetura, de Novo Hamburgo (RS). E o quinto colocado foi a Hype Studio Arquitetura, de Porto Alegre (RS). Todos os projetos estão apresentados no Anuário Veka 2017, com textos, imagens e plantas baixas.
ANUÁRIO VEKA
Esta segunda edição do anuário é bilíngue, com textos em português e espanhol. “Este ano, ampliamos a abrangência do Anuário para o Chile, Argentina e Alemanha, incentivando o intercâmbio de projetos e contribuindo para a qualificação da arquitetura no mercado internacional”, explica Rodrigo Fontana, diretor comercial e de marketing da Veka Brasil, referindo-se aos países que integram a Veka Sudamérica e ao país sede da multinacional.
Com 120 páginas, o impresso apresenta, ainda, outros sete projetos selecionados por clientes fabricantes de esquadrias de diversas regiões do país e, também, do Chile; e traz matérias sobre o uso da cor na arquitetura, o jeito de morar no Chile e sobre a ecoeficiência das janelas de PVC, além de artigos e entrevistas sobre o setor.
O Anuário será distribuído gratuitamente a empresas e profissionais do setor e terá versão digital disponível no site www.veka.com.br
Foto de André Moecke