Praças são lugares de encontro com a vizinhança, do passeio com a criançada, com os animais de estimação, da atividade física, do piquenique, do atalho para encurtar caminhos, da contemplação. Praças são respiros nos centros urbanos, e com a pandemia, se tornaram ainda mais necessárias para abraçar a vida ao ar livre. A Praça Santos Dumont é um desses locais privilegiados no bairro Trindade, a maior do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que ganhou projeto de requalificação urbano paisagístico feito pelo Desterro Arquitetos. O projeto foi contratado pelo Dimas Construções, parceiro do programa Praça Viva da Prefeitura de Florianópolis, e a obra será realizada pela empreiteira Satélite Construções e Engenharia EPP com prazo de entrega em novembro de 2021. A praça compõe um conjunto arquitetônico histórico e é popularmente conhecia como “Praça do Pida”, um antigo bar da área.
O projeto foi baseado no levantamento feito pelo IPUF junto à própria comunidade. Vale lembrar que os próprios arquitetos tiveram uma relação com a praça quando estudaram na UFSC e, depois de formados, com escritório no bairro. “O espaço, apesar da sua importância para o bairro, estava muito degradado e a revitalização era uma antiga reivindicação da comunidade”, afirma Arthur Lins, arquiteto responsável pelo projeto. “Propomos abrir a praça para o entorno no sentido de trazer as pessoas para o espaço. A praça é voltada para dentro, tem excesso de desníveis e quem passa por fora não tem a percepção de dentro”, complementa.
Rua compartilhada
Com 8.377 m² de área total, a praça fica entre a Rua Lauro Linhares, a Rua Desembargador Vítor Lima e a Travessa São Lourenço de Brindes. De um lado ao outro, o desnível do terreno é de aproximadamente 5 metros, segundo o arquiteto. Por isso, uma das prioridades foi a de tornar a praça totalmente acessível, propondo rampas largas de acesso além de escadas, e transformar a Travessa São Lourenço de Brindes em uma rua compartilhada. O projeto prevê a ampliação do passeio, readequação das vagas de estacionamento, dos taxis e para cargas e descargas já que ali tem um supermercado. Além disso, as três esquinas do entorno da praça irão ganhar travessia elevada. A área total do projeto é de 10.530,00m².
Foram cinco meses entendendo as necessidades para planejar uma praça inclusiva, coletiva, com áreas de descanso e um largo para eventos culturais e festivos. A feira que hoje acontece na rua em frente à paróquia, foi integrada à praça.
A equipe multidisciplinar envolvida com o projeto contou com a participação da Floram para fazer a análise das árvores e vegetação existente. As calçadas e rampas serão feitas com materiais padrão já definidos pelo Manual Calçada Certa, da Prefeitura de Florianópolis. A praça terá uma mistura de saibro compactado, lajotas pré-fabricadas, concreto, forração com grama e vegetação rasteira baixa. Irá contar ainda com academia, que foi relocada no projeto, instalação de mobiliário urbano como bancos e mesas, e instalação de bicicletário. A iluminação será ampliada somando novas luminárias as já existentes. “Criamos um espaço para atrair públicos diferentes como estudantes, trabalhadores e moradores do bairro. Iluminar adequadamente, oferecer aconchego e tranquilidade em meio à correria do dia a dia, espaços para descanso, sombra e interação são aspectos importantes para a segurança da praça. Espaços seguros são espaços com pessoas”, destaca o arquiteto.
Edificações históricas
No entorno da Praça Santos Dumond fica a capela da Santíssima Trindade, conhecida como igrejinha da UFSC, construída em 1848 e inaugurada oficialmente em 1853, e que passou a servir de igreja matriz à nova freguesia que surgia na região, a da Santíssima Trindade de Trás do Morro. Em 1977 foi construída a nova igreja matriz, com casa paroquial e salão, passando a antiga igrejinha e casa paroquial, o salão e o império (a Casa do Divino) para a UFSC.
Desterro Arquitetos
O escritório de arquitetura localizado em Florianópolis – todos egressos da UFSC -, tem no portfólio projetos de urbanização com a participação em concursos públicos de arquitetura. Um deles é o da Praça Central de Guaratuba, promovido pela Prefeitura Municipal de Guaratuba/PR e organizado pelo IAB/PR com apoio do CAU/PR. O Desterro Arquitetos ficou em 1º lugar no Concurso Nacional de Arquitetura, junto com Bloco B Arquitetura + Giz de Terra. Foram 10.000m² de área construída, com projeto inaugurado em 2019.
O escritório recebeu também Menção Honrosa no Concurso Nacional de Arquitetura do Centro Histórico de São José, promovido pela Prefeitura Municipal de São José e organizados pelo IAB/SC, para revitalização e urbanização do Centro Histórico. Integraram a equipe Eduardo Piovesan, Cristiane Silveira e Priscila Besen.
Fonte: com assessoria de imprensa.
Ficha Técnica
Nome do projeto: Projeto urbanístico e de arquitetura paisagística da Praça Santos Dumont
Escritório: Desterro Arquitetos – Arthur Lins responsável pelo projeto, David Sadowski, Felipe Finger e Vitor Sadowski.
Supervisão: IPUF/Rede de Espaços Públicos
Área construída: 10.530,00m²
Localização: Trindade, Florianópolis
Ano do projeto: 2019/2020
Ano da obra: 2021
Adoção da Praça através de Projeto de espaço público: Dimas Construções