Em busca da onda perfeita, amantes do surf e simpatizantes desta tribo viajam a lugares surpreendentes. E um desses locais está saindo do papel em Santa Catarina. É a Surfland Brasil, em Garopaba, onde em breve a onda perfeita passa a existir. Serão 150 metros de onda com até 16 segundos surfando sem parar, em sete tipos de ondas diferentes, que chegam a até 1,90 metro. É uma onda a cada 4 segundos, são 900 ondas perfeitas por hora, 450 direitas; 450 esquerdas. Tudo isso numa piscina de 25 mil m2 – na comparação, equivale a cerca de 20 piscinas olímpicas.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Wavegarden, que fará todo o acompanhamento e instalação da Wavegarden Cove 2.0 em Garopaba. No mundo já existem duas em funcionamento, na Inglaterra e na Espanha, além de 20 em andamento. A previsão é que tudo esteja em funcionamento em cerca de 4 anos.
Trata-se de um condomínio planejado com conceito de compartilhamento de bens – cada proprietário tem direito ao imóvel durante 14 dias, em duas etapas de 7, em momentos alternados – onde serão construídos sete prédios habitacionais horizontais e 17 operações, entre gastronomia e lazer. Além disso, a Surfland Brasil terá telhados verdes, painéis para aquecimento solar de água, captação de água da chuva, plantio de árvores nativas.
Além da onda, há o skate, com skatepark desenhado pelo campeão Pedro Barros, piscinas, quadras de tênis, beach tênis, restaurantes, pista de corrida, academia, yoga, espaço de meditação, spa e espaço kids.
O projeto de arquitetura é do escritório Robson Nascimento Arquitetos Associados, de Florianópolis, em parceria com Ímpar Arquitetura, de Balneário Camboriú. Já o paisagismo é assinado por André Krebs, daLandscape, com sede em Porto Alegre. A área do terreno é de 464 mil m², sendo 300 mil m² de área preservada, segundo a incorporadora Giesta Empreendimentos Imobiliários. (com assessoria de imprensa)