O projeto de interiores para o apartamento de um morador solteiro teve como foco principal a atualização da antiga planta, com especial atenção a integração e valorização dos ambientes sociais. O escritório de arquitetura StudioVert, de Florianópolis, desenvolveu o projeto de reforma partindo da derrubada das paredes e a troca de funções dos ambientes da sala de jantar e home theater.
O briefing do cliente incluía muito conforto, cores neutras e ambientes que revelassem um projeto contemporâneo por meio do layout integrado e de soluções atualizadas em marcenaria e acabamentos. “Por isso a base sóbria na paleta do Fendi com pinceladas de preto e cinza. A madeira entra trazendo calor e aconchego em contraponto com os móveis soltos em inox e vidro”, afirma os arquitetos do StudioVert, Antônio Medeiros e Roberta Feijó.
Algumas soluções de projeto ajudaram a destacar pontos como a longa parede principal do ambiente social ao mesmo tempo que disfarçou as portas que dão acesso à área íntima e de serviço. “Trabalhamos um grande painel em espelho junto com um revestimento cimentício”, explica o arquiteto Antônio Medeiros.
A ilha de serviço na cozinha é acoplada à mesa de jantar, que se encaixa no volume da parede, unificando esteticamente os dois ambientes por meio dos acabamentos em laca na cor Fendi, bancada em silestone, vidro argentado bronze.
Na parede oposta, os acabamentos mantém a unicidade ao misturar a mesma laca da cozinha, lâmina de madeira e vidro preto que destaca a TV. “O proprietário é grande admirador de fotografias, sendo assim reunimos o acervo pessoal dele para compor a parede de fotografias Black&White, utilizando luminárias balizadoras no rodapé alto”, conta Antônio.
O piso foi substituído por porcelanato padrão concreto no formato 1mx1m. Já o rebaixo de gesso escondeu a estrutura, atualizou o apartamento e é um recurso para o projeto luminotécnico.
Na suíte master o destaque é o box integrado ao quarto por meio de um pano de vidro. O outro dormitório abrigou o closet e o escritório. “Repetimos a paleta Fendi com destaque ao papel de parede mais ousado com um espelho apoiado como moldura preta”, finaliza.
Fotos divulgação/StudioVert