A edição 2022 da Semana Criativa de Tiradentes acontece de 20 a 23 de outubro, na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais. O projeto cultural e social que se propõe a divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história, será em formato presencial, com quatro dias intensos de programação. São palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas e experiências ligadas ao campo do design, artesanato e arquitetura. As palestras do dia serão disponibilizadas no YouTube da Semana Criativa, no período do festival, e na programação nomes como Guto Requena, Joice Berth, Dudu Bertholini, Lucio Ventania, Lourenço Gimenes (FGMF), Vítor Penha, Néli Pereira, entre outros.
O projeto realizado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Júnior Guimarães é referência no setor, aglutinando cada vez mais grandes marcas. “Enfrentamos o desafio de fazer um evento voltado para o mercado de artesanato, arquitetura, decoração e design fora do eixo tradicional, vencemos o pior momento da pandemia, nos reinventamos e fizemos a SCT on-line. Mesmo nos tempos bicudos, mantivemos o projeto da Semana Criativa de Tiradentes, a grande razão disso tudo. travessamos este período, crescendo, errando, acertando, mas aprendendo a cada ano”, diz Simone em texto no site.
Nas seis edições já foram impactadas em torno de 80 artesãos. A maior conquista, segundo a jornalista que foi editora por 20 anos da revista Casa e Jardim, “é quando o projeto estimula alguém a aprender a ler; um filho a seguir os passos do pai; o filho que entra na faculdade de design; ou simplesmente quando uma pessoa passa a ter orgulho de ser quem é e de fazer o que faz. Estas são algumas das conquistas que celebramos ao longo dos anos e que nos dá força, ânimo, coragem e prazer de seguir em frente”. Hoje, a Semana Criativa soma projeto, festival, loja, e em 2023, será escola.
Em Santa Catarina, pouco se fala no ambiente de design sobre a Semana Criativa de Tiradentes. Mesmo assim, a 6ª edição conta com pelo menos quatro empresas catarinenses presentes como apoiadoras e patrocinadoras: Docol, Portobello, Oxford e Pia Laus.
“Desdobramentos”
Ao longo do ano, são promovidas imersões entre designers e artesãos para a troca de conhecimentos. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de história, exibidos e vendidos na loja da Semana Criativa de Tiradentes e em lojas de design do país. Participam desta edição os designers Gustavo Bittencourt (RJ), Luly Vianna (SP), Karol Suguikawa (MT), Pietro Oliveira (MG), Rodrigo Ambrosio (AL) e os artesãos Alisson Lourenço Nascimento (madeira/marchetaria), Tatiane Carvalho de Santana, Edna Maria Carvalho de Santana e Wellington Carvalho de Santana (palha), Camila Mendes (bordado), Claudio de Matos Ferreira (Nôca) e Bela Ladeira (couro), Carlos Henrique Silveira Barbosa, Leonardo Luiz da Silvia e Tiago César de Almeida (lata).
Além disso, diversos artesãos que participaram de edições passadas permanecem no projeto, e junto com o time de designers continuam trocando, criando produtos ou mesmo aprimorando ideias antigas. “Às vezes, um artesão não participa um ano para dar um respiro, volta no outro… O importante é que estamos sempre juntos. A família está cada vez maior!”, conta Simone.
O movimento de continuidade de artesãos e designers é chamado de “Desdobramentos”, e neste ano mantém a presença dos designers Linda Martins, Luciana Pires, Maraí Valente, Maria Helena Emediato, Estevão Toledo e Murilo Weitz. Entre os artesãos estão Alexandre Mezêncio, Cristina Fonseca, Deise Reis, Eliana Maia, Fabio Reis, Gabriel Paineira, Lilia Fonseca, Lucas Silva, Luciano Jaques, Maria Conceição de Paula, Mariana Paineira, Marlon Carvalho, Raimundo Nonato, Robson Matias, Valcir Barbosa, Wagner Trindade.
Fonte: com assessoria de imprensa.