Movido a desafios, arquiteto Jayme Bernado criou o selo Dieedro há cinco anos e neste campo exerce sua verve criativa. Ouça entrevista completa que fizemos com o arquiteto que nasceu em São Paulo e foi criado no Paraná no podcast Curta Design, projeto realizado junto com a Saccaro Florianópolis para falar sobre design.
Jayme Bernardo é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se consolidou no mercado nacional e internacional com seu traço contemporâneo em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores.
No podcast, ele nos conta sobre o início da marca de mobiliário e pequenos acessórios, que foi estimulada com uma exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, em 2013 – faça uma visita 3D aqui. A mostra teve grande repercussão, muitas peças passaram a ser produzidas com o novo selo Dieedro. E, ainda, todas as peças estavam acompanhadas por vídeos artísticos que representavam o conceito do móvel.
PEÇAS DA DIEEDRO
FOTOS DA EXPOSIÇÃO NO MON – 2010
texto de apresentação da exposição no MON
O arquiteto e designer Jayme Bernardo sempre desenhou, desde a faculdade (UFPR), móveis exclusivos para seus projetos de interiores. Há três anos, em 2010, criou um departamento específico de design em seu escritório, “não só para aumentar a produção dessas peças, mas com a intenção de ter um espaço para criação de mobiliário que expressasse beleza estética, inovação no uso de materiais e, ao mesmo tempo, para ter conexão com os projetos arquitetônicos”, explica Jayme.
Para o arquiteto cada peça e cada linha são fruto de muito trabalho e da busca constante por aperfeiçoamento, desde seus aspectos criativos aos de inovação tecnológica e sustentabilidade: “o que torna uma peça realmente única, para mim, é o fato de poder admirar como ela pode reunir beleza, estética, funcionalidade, inovação material e produção eficiente; essa união de grandes qualidades dá sua personalidade e, em consequência disso, singularidade a todo o ambiente que ela integra”, afirma.
São 22 peças de mobiliário expostas, resultado de seu trabalho de design com linhas assinadas e produzidas em escala industrial, entre mesas, aparadores, bancos, pufes, cadeiras, poltronas e sofás de autoria de Jayme e sua equipe – a divisão de seu escritório denominada “Jayme Bernardo Design”. Entre elas, três já premiadas na versão brasileira do IDEA Awards, categoria Prata: a mesa Medusa, em 2012, e as linhas Taj e Arcos, em 2013. Para a curadora Consuelo Cornelsen, “a exposição foi pensada para que os móveis concebidos fossem apresentados de maneira mais solta e integrados na modernidade escultórica do aço Corten e do videoclipe, onde o móvel se integra com a imagem e a textura sonora de forma criativa e interativa”.
Jayme Bernardo e sua equipe mostram no MON o grau de maturidade do momento atual do Brasil na excelência do desenho de mobiliário de nível internacional.
JAYME BERNARDO
Nascido em São Paulo e criado no Paraná, Jayme Bernardo mantém há trinta anos seu escritório de arquitetura em Curitiba – e filiais em São Paulo e Miami, com mais de 30 profissionais ao todo. Neles desenvolve interiores de residências, hotéis, restaurantes e casas noturnas, além dos projetos de arquitetura, design e eventos.
Equilibrado entre forma e função, e criterioso com a plástica e a estética, busca o novo e atua bastante em São Paulo, além da capital paranaense, e em diversas cidades no País – assim como no exterior: Estados Unidos EUA (Miami e NY), França (Paris) e Angola.
Desenvolve seu próprio design de móveis (agora em exposição no MON): em madeira, laca, metal, resina e tecido. Nas mostras de decoração nacionais, as edições da Casa Cor de Curitiba e São Paulo lhe renderam muitos prêmios na última década – quando também ganhou premiações da indústria: Deca e Docol.