Para comemorar o lançamento de três livros, de três artistas diferentes e complementares sobre três assuntos que envolvem a fotografia, a Galeria Pedra (localizada na Casa Quatro) recebe a exposição 3 x 3 = 1, em Florianópolis.
Os títulos, recentemente publicados pelo Creative Process, projeto desenvolvido pelo canadense Scott MacLeay, apresentam os trabalhos dos fotógrafos de novas mídias: Quadrichromie 1978-1988, de Scott MacLeay; Metamorphosis 2013-2017, de Marco Giacomelli, e Viva a Vida, de Lauro Andrade. A mostra abre ao público dia 15 de março e traz 11 fotografias e uma instalação. Na noite de inauguração haverá sessão de autógrafos com a presença dos autores – para mais informações sobre as publicações ou adquirir as obras, clique aqui.
Mestre em Economia pela London School of Economics, Scott deixou o doutorado para seguir carreira em Vancouver, Canadá, em meados dos anos 70. Viveu na França e trabalhou em Paris e Nova York por 30 anos, antes de se mudar para Florianópolis, em 2010. Desde então, dedica-se à fotografia autoral, vídeo-arte e criações de novas mídias, além de continuar sua paixão por compartilhar suas experiências através do ensino. “Durante minha carreira, nunca me interessei em publicar livros meus. Sempre me concentrei em produzir novos trabalhos para exibição. Depois de 40 anos produzindo nas áreas de fotografia, novas mídias e música, o tempo parecia certo para dar uma olhada no material que criei. Tive distância e habilidade suficientes para poder vê-lo sob uma nova perspectiva”, comenta Scott, que também é o curador dos livros e da exposição.
A mostra segue em cartaz até 30 de março. Em seguida, no dia 11 de abril, a Galeria Pedra recebe Introspecções, da artista e fotógrafa Juliana Stringhini Ruchita.
Sobre as obras
METAMORPHOSIS 2013-2017, de Marco Giacomelli, representa a jornada de quatro anos inspiradas pelo ambiente natural de seu lugar de origem, a Ilha de Santa Catarina. Escolher investigar o poder da abstração em trabalhos que versam sobre paisagens é simplesmente uma celebração do permanente e do efêmero, com base nas experiências emocionais e sensações instigantes despertadas pelo seu olhar.
QUADRICHROMIE 1978-1988, de Scott MacLeay, é uma obra captada durante os anos 80 em Paris e Nova York. O título reflete a evolução de seu trabalho analógico em cor realizado em Vancouver e Paris. O crítico de arte de Nova York, Allen Ellenzweig, descreve assim o universo criado por MacLeay: “Empregou câmera, modelos, cores e composições esparsas para criar imagens de tal precisão e graça que alcançam não o bombardeio do poema épico, mas o sussurro revelado por um haiku japonês”.
VIVA A VIDA, de Lauro Andrade, descreve suas viagens pelo mundo com um propósito singular: elas são autobiográficas. Constituem uma maneira de ganhar perspectivas valiosas em sua jornada pessoal. São espelhos e janelas que trazem clareza e profundidade aos seus pensamentos sobre o seu lugar no universo. A magia de Andrade é encontrada em sua capacidade de identificar e revelar significados onde aparentemente não há importância.
Exposição 3 x 3 = 1 e sessão de autógrafo de Metamophosis, Quadrichromie e Viva a Vida (cada livro custará R$ 60). Os autógrafos e a venda dos livros só serão realizados no dia 14/03 para convidados
Onde: Galeria Pedra (Casa Quatro Oito) – Rua João Henrique Gonçalves, 1.005, Canto dos Araçás
Visitação: de 15/03 a 30/03
Horário: de terças a sábados, das 18h às 22h