Redes de solidariedade estão se formando em todo o país para ajudar neste momento tão crítico que estamos vivendo. Um desses grupos é o Urbanismo contra o Coronavírus, que nasceu como iniciativa de produzir soluções emergenciais para as favelas e periferias, populações vulneráveis, diante da pandemia de COVID-19. Participam arquitetos, urbanistas, engenheiros, profissionais de outras áreas e estudantes. A rede autônoma teve início no Rio de Janeiro com a construção de um mapeamento colaborativo a fim de facilitar a comunicação entre os territórios. No mapa você tem acesso aos contatos dos mobilizadores e locais que estão sendo pontos de arrecadação e distribuição de doações. Ainda é possível observar os itens de maiores necessidades de cada região. O resultado é rápido, efetivo e simples, basta preencher um formulário para que as informações sejam inseridas no mapa, gerando visibilidade.
Rede em Santa Catarina
A rede também existe em outro estados. Esta semana, começou a articulação em Santa Catarina a partir do #CAUsc
Este é o momento de conectar quem precisa com quem pode ajudar no enfrentamento ao coronavírus. As comunidades de baixa renda são os territórios mais vulneráveis porque falta o básico: acesso à água, produtos de limpeza e higiene, comunicação eficiente e infraestrutura para fazer a prevenção de forma correta.
- Por isso, se você conhece alguma comunidade que precisa de ajuda neste momento, preencha o formulário para que a comunidade seja incluída no mapa colaborativo nacional. Acessa aqui.
- Já é ou quer ser um voluntário doando itens, tempo ou seus talentos? Preencha esse formulário para podermos conectar com as comunidades que precisam! Acessa aqui.
- Conhece ou faz parte de algum grupo que já está realizando doações e fornecendo algum tipo de auxílio? Preencha esse formulário para podermos conectar com as comunidades que precisam! Acessa aqui.
Quanto mais rápido conseguirmos montar essa rede de ação, mais conseguiremos auxiliar no enfrentamento do COVID19 nos territórios mais vulneráveis do estado.
Mais informações em site do CAU/SC
#urbanistascontraocorona