Florianópolis, 19 de outubro de 2017.
Cara Juliana,
Tardiamente, confesso, escrevo esta resposta as suas cartas. E, com atraso, escrevo sobre o ambiente, revelado aos poucos na narrativa do ator e dramaturgo Renato Turnes. Senti-me privilegiada por estar entre as 100 pessoas escolhidas para receber as cinco cartas que chegaram pelo correio, prática incomum para se comunicar, e que, por isso mesmo, surpreende. Iniciativa instigante que certamente marcou, para as pessoas que receberam, sua passagem pela edição 2017 da Casa Cor SC.
Diferente da sua, não irei ao correio postar a minha carta. Não há tempo suficiente para chegar antes da mostra acabar. Nem tampouco irei escrever do próprio punho com minha letra ‘enferrujada’. Minha carta será postada nas redes sociais e chegará a você graças a tecnologia que aproxima quem está longe, mesmo tão perto.
Quero te falar sobre a Sala Cor de Rosa e Carvão, inspirada no álbum da cantora Marisa Monte. A sensação que me passa é de tranquilidade, principalmente pela luz natural e a escolha pelos tons suaves e o equilíbrio na composição. O espaço acolhe e conduz o olhar para a elegência dos móveis e objetos, todos criteriosamente selecionados para emocionar o visitante. Improvável a indiferença diante de Tomie Ohtake, Eloá Carvalho, Nina Lima, Jacqueline Terpins e Carol Gay, por exemplo. Sem falar nas escolhas do portfólio de Jader Almeida.
Destaco o trabalho realizado no forro com ripas de madeira Teca, conferindo um ar atual ao imóvel histórico; as longas cortinas que vestem as janelas centenárias; o charme da mobília assinada pela arquiteta Patricia Anastassiadis; e detalhes como as cerâmicas de Heloísa Galvão e os cachepôs de Renata Moura.
Agora, o banheiro foi emoção pura! Para este não encontro palavras para traduzir a elegância das poucas e assertivas escolhas. As fotos que irei postar junto a esta carta irão dizer muito mais do que eu conseguiria.
O projeto desta sala de 110m², como você mesma escreveu, atende aos prazeres da vida em casa, do encontro com os amigos, a família ou consigo mesmo. É um brinde à vida. Quando nos encontrarmos pessoalmente, iremos brindar com um cosmopolitan feito por ti – afinal é o melhor cosmopolitan de Florianópolis, dizem!
Mal posso esperar!
Bj
Simone