Os aromas, da natureza aos pratos típicos, sempre fizeram o arquiteto Marco Antonio Medeiros desejar conhecer a Provence, no Sudeste da França. Sonho este que se tornou realidade no último verão europeu e inundou a mente criativa do profissional de boas ideias para operar um tour pela Provence. “O local é berço de grandes artistas, sobretudo de artesãos. Alugamos um carro e percorremos toda a costa para conhecer as pequenas cidades que compõem a região. Foi encantador”, diz. Para além de uma viagem de férias, Marco trouxe na bagagem e na memória tudo o que viu e o que sentiu para a nova edição da mostra MAM Design & CO, projeto que transformou seu escritório, na Avenida Trompowsky, em Florianópolis, em um laboratório de pesquisa e criação. Depois da edição da mostra de décor pela Itália agora é a vez do espaço ganhar os ares da Provence no estar, na sala de reuniões e área externa.
Produções artesanais
O caminho percorrido durante as férias mostrou o valor que as pessoas dão ao tempo. Em Provence, cada uma cria no seu ritmo, no compasso de um relógio que parece respeitar todos os segundos dedicados aos movimentos feitos com as mãos. Produções artesanais são comuns por ali. Há pinturas, bordados, trançados. “Foi muito inspirador ver isso de perto, principalmente por ser algo que eu valorizo muito no nosso trabalho”, comenta.
Outra descoberta de Marco foi a paleta de cores. “Muita gente acha que por lá predomina o tom de lavanda. Mas não é só isso”, ressalta. Provence vai muito além do lilás clarinho – conta com tons de cereja, azul-petróleo e variações de madeira. Esse mix também pode ser contemplado na mostra. Na parede da escada que leva ao escritório há um tecido floral que mistura branco com magenta. O material é no estilo Toile de Jouy, uma estampa francesa típica nos séculos 18 e 19. Logo ao lado, uma parede pintada de azul acomoda a televisão. Ao redor dela, outra inspiração comum no país: boiseries pintadas no mesmo tom.
A luminária, criação da LampLuz que fez sucesso na última CasaCor/SC, remete às belas praias locais devido ao seu formato de água-viva – e ainda garante movimento à composição. O mobiliário solto, da Contti Home Design, oferece conforto com o sofá Prosa, posicionado próximo da mesa de jantar Órbita, de Ricardo Vidigal, rodeada pelas cadeiras Jolie, de Eduardo Baroni.
Em relação às texturas do ambiente, Marco ressalta que buscou algo na linha “mix and match”, muito comum em seus projetos. “Optamos por uma composição variada, com madeira lavada em diferentes pontos, tecidos de linho, lona, algodão e palhinha na poltrona (modelo Delta, design de Ibanez Razzera)”, explica.
O projeto de iluminação se encarrega de destacar todas as texturas e os setores da mostra. Além disso, é capaz de criar diferentes cenários. “É um espaço que funciona no dia a dia, em um happy hour ou em uma reunião, por exemplo. A luz estará sempre confortável ao olhar “, diz. Fitas de LED ao redor da área destinada à cozinha ajudam a delimitar o ambiente – e o deixam ainda mais sofisticado.
O espaço conta ainda com uma área externa, com um biombo espelhado que traz profundidade de uma maneira estratégica. O bar também remete à viagem de Marco à Provence. A estrutura de madeira foi feita especialmente para a ocasião, inspirada em feirinhas de artesanato e gastronomia locais. O colorido fica por conta dos arranjos de flores e dos vasos vietnamitas.
Fonte: com assessoria de imprensa.