A construção de 20 anos passou por uma reforma radical que uniu a preservação da memória da família e agregou outras necessidades num novo momento. Localizada em um condomínio em Rancho Queimado, na serra catarinense, a casa passou de 80m² para 250m² depois da intervenção realizada pela arquiteta Bruna Sposito, do SUM + Studio de Arquitetura, de Florianópolis. “Fizemos uma ampliação da casa existente, que era do avô do proprietário. Costumo dizer que é um encontro do passado com o presente”, diz Bruna.
O projeto manteve a casa original dentro das possibilidades de ampliação, criou um volume que atendesse as novas necessidades, sem agredir visualmente. O programa incluía novos espaços para receber os amigos para passar o final de semana na serra. Bruna optou por materiais diferentes que marcassem a intervenção e o novo layout. “Foi mantido todo o andar superior, demolimos a fachada inferior da casa e a antiga suíte principal. Onde antes era a cozinha criamos uma suíte, a antiga lavanderia passou a ser o hall de entrada da casa e atualmente colocamos essa parte de serviço voltada para a garagem, com fechamento em painéis ripados e aberturas para ventilação”, conta.
A nova área inclui três novas suítes e toda a parte social da casa como piscina térmica, fogo de chão, cozinha, sala de jantar e sala de tv. No total, a casa ficou com cinco suítes e dois quartos com um banheiro na parte superior.
Sistema construtivo
O sistema construtivo em concreto e alvenaria escolhido por Bruna para os novos ambientes favorece a integração dos espaços. “Gosto de desenhar o layout e pensar nas interações que os ambientes vão gerar, na verdade partiu da necessidade de criar essa área social totalmente integrada, que dialogasse com a paisagem, de forma limpa e de certa forma respeitosa, sem que tivéssemos nenhum obstáculo visual, trazendo assim a natureza como protagonista em todo o percurso da casa”, afirma.
Panos de vidro valorizam o visual do lago. “Tivemos um cuidado visual com o projeto no sentido de calcular a volumetria em relação ao terreno e à paisagem. Removemos, por exemplo, todos os pilares que estavam no meio da sala e os colocamos nas laterais”, explica Bruna.
No interior, a madeira presente na mobília e no volume da escada foi uma escolha para relembrar a casa original, principalmente os móveis mais escuros. “Com madeira e pontos focais mais escuros, conseguimos dar uma sensação de aconchego”, ressalta.
OUTROS PROJETOS publicados no arqsc
Sobre a arquiteta
Bruna Sposito comanda o escritório SUM + Studio de Arquitetura, em Florianópolis. A profissional é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, possui intercâmbio acadêmico pela Politécnico di Milano, na Itália e é especialista em Retail Design e Visual Merchandising pelo Instituto Europeu de Design.
Fonte: Simone Bobsin + assessoria de imprensa.