O escritor alemão Johann Goethe certa vez escreveu que “quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Esta frase faz muito sentido para o Instituto Core de Música, localizado em Joinville, que tem um Centro de Formação Profissional de Musicistas direcionado para crianças a partir de quatro anos de idade, cujo objetivo é desenvolver talentos para formar três orquestras: Infanto juvenil (2020), Jovem (2025) e Filarmônica Profissional (2030).
Desde quando abriu as portas, em 2017, o Instituto Core de Música conta com 150 alunos, boa parte da rede pública de ensino, com bolsa integral para 50% das vagas. Mas o ICore de Música quer ir além. A ideia é tirar do papel o projeto da Academia ICore de Música– serão duas etapas: a primeira, onde será construído o Centro de Formação para cerca de 400 alunos; e a segunda, onde será construída uma Sala de Concertos, inspirada na New World Center Concert Hall, com capacidade para 700 pessoas.
PROJETO
O projeto já conta com parceiros reconhecidos mundialmente como a Nagata Acoustics, que é referência no mundo em arquitetura acústica tendo em seu portfólio espaços como a Philharmonie de Paris, New World Center Concert Hall, em Miami, Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles e a Elbphilharmonie de Hamburgo, na Alemanha. O consultor sênior da empreda, Motoo Komoda, esteve em Joinville para iniciar os estudos de arquitetura acústica do projeto além de conhecer a equipe do Metroquadrado, escritório de Joinville responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico.
A academia será implantada em um terreno com 15 mil m², na rua Paraíba, no bairro Anita Garibaldi. O Centro de Formação terá capacidade para uma média de 400 alunos em um espaço de quase seis mil m². Além disso, terá ambiente para exposições, cuja proposta é realizar intercâmbios com grandes museus do Brasil e do exterior. A intenção é que o Centro seja concluído até 2020. Já a Sala de Concerto deve ser finalizada até 2023 com capacidade para 700 pessoas. Outra proposta inovadora é em relação a parte externa, que terá som de qualidade e vídeo (projetor) para que até duas mil pessoas possam conferir as apresentações. (com assessoria de imprensa)
Mais informações em musica.icore.org.br