Aos 78 anos, Ruy Ohtake lançou livro que reconstitui os seus mais de 40 anos de carreira. “Ruy Ohtake – Arquitetura e Design 4 Décadas + 2008 – 2015”, publicado pela J.J. Carol Editora e em três línguas (português, inglês e espanhol), descortina diversas facetas do profissional ao longo dos anos, numa imersão pela rica produção arquitetônica e do design de mobiliário, com destaque para o seu mais recente exemplar: o Aquário do Pantanal, em Campo Grande.
Comparado por críticos dos Estados Unidos, como Paul Goldberger, a nomes como a dos arquitetos Richard Meier e Frank Gehry (vencedores do Pritzker 1984 e 1989, respectivamente), Ruy Ohtake é conhecido por suas linhas curvas e pelo gosto por cores vivas e primárias, sendo autor de mais de 300 projetos arquitetônicos.
“A arquitetura é ao mesmo tempo um vício e um desafio. Eu gosto de poder contribuir com a arquitetura para nossas cidades e para os seus usuários, por isso acredito firmemente que arquitetura é obra construída”, disse o arquiteto que também enfatiza a importância da criatividade e ousadia andarem sempre juntas. “A criatividade vem pela busca da inovação, usando tecnologia e os recursos possíveis, dando um passo adiante. Para isso, ela tem que estar acompanhada de ousadia”.
Composta de 240 páginas, a publicação conta ainda com textos inéditos de autoria do arquiteto italiano Roberto Segre (1934-2013), redigido em 2007, e do fotógrafo Paul Clemence.
Foto de capa: Flavio Teperman
Fonte: ArqBacana