O frescor da Primavera e a delicadeza da cor Rosa foram inspiração para Juliana Pippi desenvolver a nova coleção Varanda Primavera, quarta que a arquiteta lança com a DonaFlor Mobília, para a qual assina a direção criativa há cinco anos. “O Rosa transmite um carinho, aconchego, lembro do pôr do sol maravilhoso de todo o nosso litoral, pra mim remete a esse bem-estar”, disse Juliana no lançamento em Florianópolis, depois de passar por várias cidades brasileiras. A escolha da cor reafirma a necessidade da presença do sujeito em cada momento. A escolha da cor reafirma a necessidade da presença do sujeito em cada momento e foi definida por Juliana muito antes do lançamento do filme da Barbie fez questão de lembrar.
Juliana propõe uma experiência para cada ambiente dentro de lojistas selecionados parceiros da DonaFlor, levando seu lifestyle e linguagem para apresentar as peças outdoor da marca. O Gazebo Shoji é uma peça desenhada pela arquiteta catarinense em 2022 com treliças e chega este ano com versão em Tela Solar para áreas de sombreamento em terraços, varandas e jardins. Resultado de uma parceria bem-sucedida com o diretor da marca Marcelo Yamasita e a curadora de produtos Mila Rodrigues.
Para a coleção 2023, Juliana também desenvolveu a corda Náutica e a Fibra Sintética, batizando as novas cores de ‘Rosa Primavera’. Foram escolhidas peças consideradas ícones da marca para apresentar as novas cores da linha nas cordas e fibras, como as floreiras Pingo e Ring, além da queridinha ‘BirdHouse’, assinada por Lattoog.
Para completar a cenografia do ambiente nas lojas, a arquiteta escolheu as formas orgânicas das cerâmicas de Heloísa Galvão e apresenta as flores de papel crepom resultado do projeto social ‘Minha Casa em Mim’, trabalho desenvolvido pela Fundação Renova e pela ACG com treze grupos de artesãs de Minas Gerais sob a curadoria de Ronaldo Fraga.
Estúdio DonaFlor
A linha Maresia assinada pelo Estúdio DonaFlor é composta por poltronas, espreguiçadeiras e pufes ovais/retangulares, onde seu conforto nos transporta a dunas de areia que se conformam e abraçam o corpo graças a suas formas orgânicas. Com alças feitas de nós navais, permite que sejam levados do sol para a sombra com facilidade. Já o Brisa Balanço inspirado na folha de gerânio, e o Tapete Ara Rayas, com tramas referentes as palhas utilizadas por pescadores para forrar tetos e fazer cestas, traduzem o conforto priorizado para toda a coleção 2023.
A Varanda Primavera ainda reúne outros expressivos nomes do design brasileiro, como Daniela Ferro que, esse ano a pedido da marca, assina a Prosa Champanheira, peça que, com um grande recipiente côncavo em alumínio tonalizado, é ideal para armazenar gelo e bebidas; assim como a lanterna Clara, produzida artesanalmente em cerâmica de alta temperatura e que conta com cúpula tramada em corda náutica, com bateria autônoma e recarregável; e a nova versão da Mesa de Centro Tiê, já existente na versão lateral, e que agora com novo tom nude e novas proporções compõe o espaço e pode ser usada tanto como mesa lateral, como ainda de centro.
Outro destaque da composição de interiores foi desenhado por Mila Rodrigues, sendo batizado de cachepô Varanda. Inspirados na forma de trabalhar a cerâmica artesanal no torno, ele foi executado em fibra sintética e com rodízios na sua base, dessa maneira funcionais na manutenção e movimentação, além de apresentar nova tonalidade na composição da trama, o ‘Rosa Primavera’ de Juliana Pippi. Já o sofá contorno, de Rejane Carvalho Leite, ganha uma nova roupagem na edição deste ano.
Fonte: com informações da assessoria de imprensa e entrevista com Juliana Pippi.