As gerações Y e Z estão dominando o mercado na medida em que os bureaus de tendência e as feiras voltam seu olhar para elas. Em seu 25º aniversário, A Maison&Objet – feira que acontece em Paris de 17 a 21 de janeiro -, decidiu fixar os olhos firmemente no futuro e explorar as novas tendências de comportamento de consumo conduzidas pelos essas gerações. Esta edição pretende decifrar os desejos e expectativas de uma “geração engajada”, que cresceu em um mundo de crises que afetam a economia, o ambiente, identidades e migração; enquanto que a feira de Setembro destacará os desejos dessa nova geração – uma geração que cresceu cercado pelas mídias sociais e pela Internet.
A Maison&Objet recebe consultoria de estilo e inovação da empresa internacional NellyRodi.
Engajamento
“Diante de várias crises globais, hoje a geração de vinte e trinta e poucos anos está disposta a se unir para mudar o mundo e, estimulados por pessoas como Greta Thunberg, eles não hesitam em se engajarem ativamente”, explica Vincent Grégoire, caçador de tendências na NellyRodi. “É uma geração que está profundamente preocupada em fazer uma diferença significativa, que por si só está injetando novos valores no modo de vida de todos”. Esses novos consumidores são muito bem informados e sonham em viver rodeados pela natureza, adotando materiais veganos, trazendo a natureza para dentro de casa. Liderados por sua ética, eles defendem uma economia justa, responsável e virtuosa.
Pequenos produtores regionais ganham espaço nesse novo cenário e há um retorno das mercadorias artesanais sustentadas por sólidos fundamentos sociais e humanos. Além da sustentabilidade, fator que se tornou prioridade, essa geração engajada também pratica a troca de itens e a compra de produtos de segunda mão, transformando upcycling em um verdadeiro estilo de vida. “Para eles, tudo pode ser transformado em algo bonito”, acrescenta Grégoire.
Uma Geração que cresce
“Sempre conectados à Internet, os Millennials querem ter um relacionamento mais fácil com o consumo. Eles querem experimentar, expressar suas opiniões e usar a web como fonte de inspiração”, comenta Grégoire.
O mantra deles? Ser cool, uma atitude que anda de mãos dadas com uma busca pelo bem-estar e isso vai de encontro com o desejo de camas macias e sofás confortáveis, como um grande coccon para acomodar da melhor forma as horas de surf na Internet.
Aficionados por todas as opções de personalização que a World Wide Web traz, eles amam acessórios decorativos, tecidos e outros objetos estampados com mensagens positivas. São viciados em visualizar ou criar tutoriais de todos os tipos o que os eleva para a patamar de grandes entusiastas de bricolagem. “Quem são os talentos do design de hoje? São Eles!”, conclui Grégoire.
Designer do ano
Quando Michael Anastassiades lançou a sua marca homônima em 2007, a primeira feira onde apresentou seus novos desenhos foi a Maison&Objet. Agora ele retorna à feira, porém como Designer do Ano. Entre a sua estreia na Maison e hoje, Michael se tornou um dos mais poéticos e prolíficos designers de iluminação dos tempos atuais. Em janeiro, ele quer oferecer uma experiência. Pela primeira vez, todas as suas 16 Mobile Chandeliers serão exibidas juntas: no espaço escuro, as luzes, impulsionadas por motores, se moverão como planetas.
O designer nascido na ilha de Chipre usa formas simples e volumes para criar uma linguagem que procura colocar presente a ideia de incerteza e o desequilíbrio. Na opinião de Anastassiades, designers são responsáveis por criar relacionamentos e interações entre pessoas e objetos.
Depois de estagiar como engenheiro civil e fazer um mestrado em desenho industrial no Royal College of Art, o designer fundou o seu estúdio em Londres em 1994 e sua marca homônima em 2007. Embora mais conhecido por sua iluminação, ele tem projetado com o mesmo rigor e clareza em todos os campos: móveis para B&B Italia. Herman Miller e Cassina; copos para Lobmeyr; alto-falantes da Bang & Olufsen; um projeto público em Mint Street, Londres; um bebedouro para o Museu Victoria e Albert. Seu trabalho também pode ser encontrado em coleções permanentes no Museu de Arte Moderna em Nova York, o Art Institute of Chicago, Victoria & Albert Museum, Londres, a MAK em Viena, o Conselho de Artesanato em Londres e o Centro FRAC em Orleans, França.
Simplicidade Aparente
A quase obsessiva procura de Michael Anastassiades pela essência dos objetos o leva a uma simplicidade controversa: é preciso muito esforço para fazer algo parecer simples. A simplicidade incentiva a curiosidade, e a curiosidade leva à participação e interação, uma característica constante de todos projetos de Anastassiades. Um exemplo é o bebedouro The Fleet Drinking Fountain, que esconde o aspectos técnicos sem comprometer a estética e tornou-se mais uma experiência do que apenas um lugar para parar e encher uma garrafa.
Objetos Atemporais
Para Michael Anastassiades, a sustentabilidade é um ideia perversa. Ele acredita firmemente que deveríamos cercamo-nos de objetos que durarão muito tempo, esse design não deve ser míope. Seu desejo é projetar a longo prazo e, de fato, seus objetos têm uma qualidade atemporal. (com assessoria da feira)