O Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) unem-se para realizar, no Mesc, em Florianópolis (SC), nos dias 9 de novembro, a partir das 14 horas, e no dia 10, a partir das 9 horas, o seminário “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”. A agenda prevê também o lançamento do livro “Passado-presente em Obras Tridimensionais: Uma História da Arte de Santa Catarina”, organizado por Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin. A participação é aberta ao público interessado, mediante inscrição.
A iniciativa consiste em uma programação que inclui duas conferências de pesquisadores convidados que dialogam com aspectos da Coleção Collaço Paulo, o professor doutor Paulo Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista na obra de Pedro Weingärtner e diretor da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS em Porto Alegre (RS) e do professor doutor Carlos Terra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudioso do tema da paisagem nos séculos 19 e 20 na arte brasileira.
A ocasião prevê 16 comunicações baseadas em artigos escritos por pesquisadores do Grupo de Pesquisa História da Arte: Imagem-Acontecimento e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc, que frequentaram a disciplina territorialidades modernas e contemporâneas, ministradas pelas professoras e doutora Sandra Makowiecky e a professora e doutora Luana M. Wedekin no PPGAV/Udesc, no semestre 2023/1.
A apresentação e os artigos são os trabalhos finais da disciplina, que adotaram como objeto obras da Coleção Collaço Paulo, especificamente as exibidas nas duas exposições realizadas no Instituto Collaço Paulo “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850 -1930” e “Martinho de Haro: Indivisível Substância”. Os textos articulam conceitos e autores caros para a linha de pesquisa em teoria e história da arte do PPGAV. A reunião destes artigos vai resultar num e-book a ser lançado posteriormente.
Boas-vindas e conferência
No dia 9 de novembro, às 14 horas, o evento abre com uma mesa de boas-vindas composta por Sandra Makowiecky, coordenadora do Mesc, e Mara Rúbia Sant’Anna, coordenadora da PPGAV, seguida por um espaço dedicado à apresentação do instituto e da Coleção Collaço Paulo, quando falam a doutora Francine Goudel, curadora-chefe, a jornalista Néri Pedroso, responsável pela produção de conteúdo e comunicação e Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do instituto. Às 14h30, ocorre a primeira conferência, quando o professor doutor Paulo Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), compartilha seu conhecimento como especialista de Pedro Weingärtner.
Logo após, a primeira mesa-redonda começa às 16h30 com Camilla de Aquino Mio abordando “Pedro Weingärtner: Crônicas e Detalhes para Além do Picadeiro”, Mara Rúbia Sant’Anna sobre “Victor Meirelles, Pettorina em Vermelho”. A mediação é de Beatriz Goudard. Todas as falas comportam um momento para o debate.
A partir das 18h30, a segunda mesa-redonda do dia, foca na produção do catarinense Martinho de Haro (1907-1985) com mediação de Danielle Benício. Fred Stapazzoli fala sobre “O Banquete de Martinho: Tintas Universais em Pinceladas Locais”; Rafael Costa Geremias, “Martinho de Haro: Composição Barco no cais, Pequeno porto, Embarque e Barcos” e, finalmente, Francielen Vieira Meurer que abordará “Martinho de Haro e O Patrimônio Imaterial de Florianópolis”. O dia encerra com a sessão de autógrafos do livro “Passado-presente em Obras Tridimensionais: Uma História da Arte de Santa Catarina”, organizado por Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin.
Dia intenso
Miradas da Virada do Século na Coleção Collaço Paulo é o enfoque do primeiro momento do segundo dia, que começa às 9h com a terceira mesa-redonda do evento, tendo como mediadora Isadora Cunha Caldas e como falantes Renne J. Turibio Evangelista que analisa “A Obra ‘Dama na Rede’, de Aurélio de Figueiredo: Uma Análise do Detalhe (1895)”; Daniela Queiroz Campos que estuda “Rodolfo de Amoedo: Uma Euterpe entre Borboletas e Drapearias (1889)”; Luana M. Wedekin que aborda “São Francisco, Narciso ou Fauno? Uma Estranha Iconografia em Obra de Belmiro de Almeida da Coleção Collaço Paulo (1925)”.
O dia será intenso, totalizando cinco mesas-redondas no evento. A quarta mesa discute os gêneros artísticos na Coleção Collaço Paulo e reúne Luciane Ruschel Nascimento Garcez que apresenta “Estêvão Silva, Oferecendo a Nação: Natureza-morta na Exposição Universal de 1889”; Cibele Ribeiro, “Martinho de Haro e o Gênero da Natureza-morta” e, por fim, Julia Charão Otero que fala sobre “Marques Júnior. No Espelho (1921)”. A mediação estará sob a responsabilidade de Fred Stapazzoli.
Danielle Benício media a quinta e última mesa-redonda do encontro, que amarra os temas deste momento sob a perspectiva das diversidades na Coleção Collaço Paulo, tendo como palestrantes Alice Viana Bononi, “Sebastião Fernandes, S/ Título (c. 1890)”, Ana Carolina Campos França que aborda “Pedro Perez. Tomando a Lição (1895)”, Korina Mendes sobre “Cerâmica, Paisagem e Utopia: Saber Ver Florianópolis, Através das Obras de Martinho de Haro” e Emiliana Pagalday, “Arte e Educação: O Educativo na Exposição de Martinho de Haro”.
Logo após, a professora Sandra Makowiecky faz a abordagem “Xavier das Conchas Chega à Santa Catarina pela Coleção Collaço Paulo” e para encerrar, a conferência “O Percurso da Paisagem: Instituto Collaço Paulo, Uma Fonte de Estudos”, proferida pelo doutor Carlos Terra e mediada por Sandra Makowiecky. O encontro termina com o debate em torno deste tema.
Parceria institucional
O seminário celebra uma colaboração entre as instituições: o PPGAV da Udesc, especificamente a linha de teoria e história da arte, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, o Museu da Escola Catarinense (Mesc) e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Juntas, elas adotam a Coleção Collaço Paulo como fonte de pesquisa e reflexões no campo da teoria e história da arte. O público pode esperar análises bem fundamentadas das obras da referida coleção, e que certamente vão contribuir para a história da arte de acervos catarinenses.
Serviço
O quê: Seminário “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”
Quando: 9 e 10.11.2023
Onde: Museu da Escola Catarinense (Mesc), rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito, mediante inscrição
Fonte: com assessoria de imprensa