O interesse pela arte contorna um grupo tão diferente de pessoas que se uniu para criar uma publicação que coexistisse e representasse justamente essa diferença. “Contorno” não traz um tema único, é diverso e potente, resultado dos participantes do Grupo de Estudos em Processos Artísticos, Políticos e Curatoriais do segundo semestre de 2021. A publicação editada pela Cais tem lançamento marcado para dia 12, a partir das 18h, no Ponto Bar & Piadina. No dia haverá a venda física do livro, que é disponibilizado em formato PDF no site da editora Cais.
“Quando nos encontramos, já no primeiro dia, meu pedido foi pra que cada uma das pessoas que participaram do Grupo trouxesse suas inquietações, seus problemas, suas pesquisas atuais, pra compartilhar com o grupo no intuito de criar debates que possibilitassem o desenvolvimento de uma publicação. Esse caminho tortuoso é também bem molhado, não há guarda-chuva que suporte a ventania”, conta a artista, curadora e editora na Cais, Kamilla Nunes.
São 12 trabalhos que contornam muitos assuntos, assumem inquietações, dores e descobertas, se cruzam e se expandem do infinito particular para ganhar a dimensão pública.
Durante os encontros do grupo um dos temas abordados foi publicação de artistas a partir de três pessoas referência no mercado editorial: Gabi Bresola, Regina Melim e Pedro Franz, que falaram de suas produções e contribuíram com a elaboração do “Contorno”.
“Contorno” não é uma palavra qualquer, nesta obra impressa ela traduz o conteúdo e sentido de tantas produções artísticas, diz muito sobre o que vocês irão ver-ler-absorver ao folhear estas páginas.
Uma dica da curadora é folhear rapidamente o livro para ver como o marrom é a cor predominante. “Não foi combinado, mas nós também não combinamos de viver num Brasil enterrado na lama pela falta de políticas públicas. Durante o período em que estes trabalhos foram feitos, vivemos o rompimento da barragem da Lagoa da Conceição, o segundo ano da pandemia, o desgaste físico e emocional, o medo. Mas o marrom, que é a cor da terra, pode aqui significar respiro, um susto de esperança, um renascer”, conclui.
Grupo de Estudos em Processos Artísticos, Políticos e Curatoriais
Grupo Iniciado em 2018, o G.E. foi criado para o compartilhamento de práticas artísticas, políticas e curatoriais, produzidas entre os anos 1960 e os dias atuais. São estudados artistas das mais variadas latitudes e que lidam com variadas linguagens. Os encontros são realizados a partir de conversas polifônicas, com abordagens teóricas, críticas e poéticas, de obras/artistas que são imprescindíveis para a construção de uma história da arte no Brasil. O grupo é aberto, diverso e dinâmico, por isso, sua configuração muda a cada módulo. Em 2019, realizamos a exposição coletiva “Toda paixão beira o caos, a do colecionador beira o caos da memória”, no Memorial Meyer Filho e, em 2020, a exposição virtual “AGORA” [https://kamillanunes.com/agora].
Participantes da publicação “Contorno”
Andrea Zanella, Lucy Montardo, Juliana Hoffmann, Lucas Reitz , Luciana Petrelli, Maíra Spanghero, Olinda Evangelista, Ruchita, Sandra Meyer, Sandro Clemes, Simone Bobsin e Vera Torres.
Serviço:
Lançamento da publicação “Contorno”
Quando: 12 de março – haverá a venda física do livro, que é disponibilizado em formato PDF no site da editora Cais.
Hora: 18h
Onde: Ponto Bar & Piadina – Rua Victor Meirelles, 138 – Centro, Florianópolis