Olhar para o céu e seu límpido azul foi a inspiração de Juliana Pippi para o Projeto Varanda- edição Céu. A arquiteta catarinense foi convidada pela DonaFlor Mobília para integrar o time que desenvolveu o novo posicionamento da marca de móveis para a área externa. Em 2020, o azul do céu e o off-white das nuvens são as cores que estarão presentes na ambientação de seis lojas no Brasil, com projeto assinado por Pippi. O lançamento aconteceu em evento on-line para jornalistas e formadores de opinião, refletindo este momento de pandemia. A visitação dos ambientes poderá ser realizada no final de setembro nas revendas Donaflor Novo Ambiente (RJ) Galpão D (Fortaleza), Tom sobre Tom (Belo Horizonte), Quadra Interiores (Brasília), Studio Ambientes (Florianópolis) e Home Design Casual (Salvador).
Junto com Marcelo Yamasita, diretor da DonaFlor, e Mila Rodrigues, curadora de produtos, Juliana forma o trio apaixonado por design que repensou o posicionamento de identidade e percepção de marca no ponto de venda. A arquiteta procurou fazer uma ponte entre a indústria e os arquitetos, levando seu lifestyle e linguagem para os espaços das lojas. Criou os ambientes, definiu cores e fez uma seleção de objetos para compor os espaços que traduzem o seu olhar: Domingos Tótora, Heloisa Galvão e Inês Schertel.
O lançamento do projeto e dos produtos marcam os 15 anos da DonaFlor Mobília.
Leia nossa entrevista com a arquiteta Juliana Pippi:
Quando aconteceu o convite da DonaFlor Mobília para você participar do desenvolvimento do novo posicionamento da marca?
Conheci pessoalmente o Marcelo e a Mila na CASACOR SP 2019, eles se encantaram muito pelo granilite que eu usei na minha mesa de jantar. A princípio era para eu desenvolver um produto, mas a convite deles fui visitar o circuito paranaense de design para conhecer melhor a marca DonaFlor e lá surgiu esse convite.
Você está imprimindo seu DNA criativo e inquieto em novos produtos e processos?
A ideia do Marcelo era que eu traduzisse o meu jeito de pensar, meu lifestyle. Ele acha que tem tudo a ver com a marca, queria que eu fizesse um novo posicionamento de linguagem para os arquitetos e também dentro de algumas lojas no Brasil.
E o que você desenvolveu para a marca?
Desenvolvi o conceito de ambientação dos produtos dentro das lojas, propondo espaços de experimentações. Criei o conceito do céu a partir de algumas perguntas: o que as pessoas buscam quando querem móveis para áreas externas? Tentei entender realmente o desejo das pessoas, pensando o uso do mobiliário em sacadas, deques, na beira da piscina, terraços, embaixo da árvore para fazer um piquenique. Tudo remete a busca do céu, ao ar livre, este respiro necessário. O céu foi minha inspiração para o surgimento das cores: o azul do céu e os tons off-white das nuvens.
O nome veio a partir da memória afetiva que a gente tem com a varanda, por isso surgiu a Varanda DonaFlor. Os móveis que selecionei para compor a varanda são os lançamentos 2020 que somam ao conceito, identidade e linguagem, também retratados na produção de fotos e vídeos, no desenvolvimento de uma trilha sonora exclusiva para a varanda.
E, além disso, foi desenvolvida uma cor de fibra nova que mescla bege e branco, semelhante a cor natural.