Considerado o melhor projeto arquitetônico comercial do mundo em 2016, Pavilhão Dançante, assinado pelo arquiteto e designer Guto Requena para as Olimpíadas 2016, venceu o Prix Versailles em duas importantes categorias: a MUNDIAL, categoria máxima, e também foi premiado na categoria Américas. A cerimônia aconteceu na sede da UNESCO, em Paris, dia 12 de maio.
O Prix Versailles é a principal premiação para arquiteturas comerciais do planeta. O prêmio foi entregue ao arquiteto brasileiro pelo renomado chef francês, Guy Savoy e, compunham o júri, Toyo Ito, arquiteto vencedor do Pritzker e o filósofo Gilles Lipovetsky. O Prix Versailles, promovido pela UNESCO e pela União Internacional dos Arquitetos, reconhece ao todo 70 projetos ao redor do mundo, é dividido em seis regiões: África e Oeste da Ásia; América do Norte; América Central, do Sul e Caribe; Ásia Central e Nordeste; Sul da Ásia e Pacífico; e Europa.
Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Guto Requena graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 pela USP. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS USP – Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 obteve o seu mestrado na mesma Universidade.
Guto recebeu prêmios e tem ministrado palestras em diferentes cidades pelo mundo, como Nova York, Milão, Beirute, Paris, Istambul, Moscou e Dubai. Em 2012, foi selecionado pela Google para projetar seu escritório brasileiro. Em 2013 foi a vez do Walmart o convidar para desenhar sua sede, vencendo o prêmio internacional “Building of the Year” pelo Archdaily na categoria “Arquitetura de Interiores”. Guto foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escrevia sobre design, arquitetura e urbanismo, além de colaborar escrevendo para diversas revistas. Em 2011 Guto criou, escreveu e roteirizou o programa de TV “Nos Trinques” para o GNT e desenvolve séries de design para TV, internet e cinema. (com assessoria de imprensa)