Com o objetivo de reunir profissionais da arquitetura e urbanismo com expressão nacional para uma discussão qualificada sobre as cidades e o mercado, o escritório RKA Container, de Itajaí, promove no próximo dia 02 o Container Rizoma. O evento vai debater as diferentes realidades entre os escritórios de arquitetura e urbanismo e a novas formas de pensar as cidades.
Para o debate foram convidados profissionais envolvidos com entidades de classe e educação, com destaque na produção de projetos nacionais . “A intenção é discutir a distância existente entre os escritórios de arquitetura, a quarta revolução industrial, as novas tecnologias e como podemos mudar o cenário das cidades começando uma nova realidade em rede e não mais fechados dentro das nossas “caixas”, explica o arquiteto e idealizador do evento, Rodrigo Kirck.
Profissionais convidados:
Arq. Dietmar Starke – Idealizador da Nave do Conhecimento (Rio de Janeiro) e ganhador do Architizer Awards 2015 – Nova Iorque | Premiado em concursos internacionais como Museu da Mulher Islâmica no Egito
Arq. Roberto Simon – Ouvidor do CAU/BR e membro da UIA – União Internacional dos Arquitetos | Paris
Arq. Fernando Serapião – Editor da Revista Monolito e editor da Revista Projeto por 12 anos
Arq. Mário Figueroa – Professor da Escola das Cidades, Coordenador de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e premiado em diversos projetos nacionais e internacionais.
Arq. Rodrigo Marcondes Ferraz – Representando a FGMF | Escritório com grande número de premiações nacionais e internacionais.
Sobre a RKA Container:
O projeto Container, situado na cidade portuária de Itajaí (SC), tem como objetivo levantar questões acerca da arquitetura e urbanismo, promovendo o debate em rede. No local funciona o escritório de arquitetura do idealizador do projeto, arquiteto Rodrigo Kirck, cuja intenção é abrir o espaço para compartilhamento de ideias e soluções para problemas recorrentes da disciplina. Propõe, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a construção modular industrializada a partir do uso de containers e a interface com a natureza e a arte.
Os containers são peças que emolduram a paisagem urbana na região e, neste cenário, o projeto utiliza como unidade de base os containers reciclados. O projeto conta com sistemas de eficiência e conforto ambiental como a redução do uso de iluminação artificial, a captação da água da chuva, e o uso de telhados-jardins.