Localizado no número 12 da Avenida Rio Branco, o RB12 foi revitalizado para atingir um padrão sustentável, reduzindo o consumo de energia por meio de painéis fotovoltaicos e uma série de outras ações que prometem aproveitar melhor a luz natural e gerir o consumo de água e o conforto térmico.
A fachada é composta por um jogo de vidros duplos em ziguezague que direcionam a entrada da luz externa e propõem a redução da temperatura interna. Na lateral ficam os painéis fotovoltaicos. A obra já está preparada para a instalação de pontos de células de hidrogênio que transformarão o gás de rua em eletricidade.
Na cobertura, um jardim sugere calma em meio ao caos da cidade e promete também contribuir para o controle da temperatura nos 21 andares do edifício.
O prédio dispõe de pontos para colocar células de hidrogênio que transformarão o gás de rua em eletricidade, adequando antecipadamente a estrutura para o projeto de lei brasileira que, se aprovada, permitirá o uso da energia elétrica produzida não só para o consumo próprio, mas também a venda de seu excedente.
O projeto de reforma do RB12 é assinado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque, que apostou em tecnologia de ponta e faz parte do Porto Maravilha, projeto urbanístico que está revitalizando o Centro do Rio de Janeiro e que já revelou o novo Museu do Amanhã e a Praça Mauá.
Fotos: Leonardo Finotti
Fonte: CasaVogue