Anos de produção e documentação da cena da dança em Florianópolis e Santa Catarina serão devidamente reunidos numa única plataforma de livre acesso e alcance das pessoas interessadas no tema, de norte a sul do País. O projeto Midiateca de Dança tem como autoras Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, que juntas somam páginas e mais páginas de conteúdo, criação e pesquisa na área artística dos últimos 70 anos, agora concentrados num rico acervo histórico, cultural e digital.
– Consideramos importante reunir, organizar e disponibilizar esse acervo ao público. A internet é um espaço que facilita o acesso à informação. Ao disponibilizar nosso acervo pretendemos dialogar com diferentes pessoas e comunidades, ofertar materiais, colaborar com processos de produção de conhecimento em dança e nas artes. Também partimos do desejo de dar visibilidade à produção de dança de Florianópolis e Santa Catarina, mercados frágeis e instáveis para a sobrevivência profissional que, no entanto, possuem iniciativas valiosas e exemplares – conta Jussara Xavier sobre a plataforma, que será lançada até dezembro deste ano.
A proposta é também provocar o debate sobre a dança como modo de conhecimento e área de pesquisa. Para isso, o Midiateca de Dança traz na primeira etapa do projeto uma programação de conteúdo gratuita voltada ao público interessado e mira também nos professores de arte da rede de ensino de Florianópolis.
– A ideia é compartilhar experiências e conhecimentos produzidos na dança desde os anos 1950, percebendo o movimento histórico das artes a partir da dança. Este tipo de abordagem foi muito pouco explorada, apesar de sua relevância para o público e para os artistas. Para o público em geral é importante, por um lado, porque oferece um contexto e conhecimentos que podem enriquecer a sua experiência, e por outro lado, lhe permite conhecer o trabalho que artistas da dança vem realizando nos últimos 70 anos – explica Vera Torres.
A primeira palestra trata sobre o tema “Histórias da Dança em Florianópolis” no dia 07 de outubro, das 10h às 12h, no Cinema do CIC. O objetivo do encontro é identificar momentos importantes na história da dança local.
Já nos dias 11, 18 e 25 de outubro, das 14h às 18h, será realizado o Curso Histórias da Dança Catarinense, no auditório da Casa da Memória, no Centro da cidade. Serão abordados os temas: Formação do cenário coreográfico e do ensino da dança em Santa Catarina, Contexto Artístico Catarinense na segunda metade do século XX e Poéticas da Dança em Santa Catarina nos anos 2000.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por e-mail contato@midiatecadedanca.com ou no próprio local, 20 minutos antes do início do curso.
Biblioteca ampliada
Midiateca vem da ideia de biblioteca ampliada, abastecida com diferentes suportes de informação como livros, artigos, trabalhos acadêmicos, críticas, entrevistas, documentários, videodanças e documentos históricos. O amplo banco de dados, de autoria das pesquisadoras, inicialmente irá catalogar materiais de Florianópolis. Porém, o plano é expandir futuramente para diversas cidades catarinenses e ainda oferecer versões dos conteúdos em inglês e espanhol.
– Há poucas iniciativas no sentido de organizar e sistematizar arquivos na área de dança no Brasil. A ideia também é problematizar e dinamizar a ideia de arquivo em dança. Como é possível pensar questões contemporâneas olhando para o que já se produziu em nosso contexto? – questiona Sandra Meyer.
O projeto Midiateca de Dança foi contemplado pelo Edital de Apoio às Culturas 2018 do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, numa iniciativa da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis. (com assessoria de imprensa)
Programação de Conteúdo
CURSO: HISTÓRIAS DA DANÇA CATARINENSE
Com Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres
11, 18 e 25 de outubro, das 14h às 18h
Auditório da Casa da Memória, Rua Padre Miguelinho, 58 Centro, Florianópolis
Inscrições gratuitas por e-mail: contato@midiatecadedança.com ou no local 20 minutos antes do início
11 de outubro de 2019: A formação do cenário coreográfico e do ensino da dança em SC
18 de outubro de 2019: O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX
25 de outubro de 2019: Poéticas da dança em SC nos anos 2000
Carga-horária total: 12 horas
Emissão de certificados para aqueles com 100% de frequência.
Público-alvo: Estudantes e profissionais de dança, artes e história; pessoas de todas as idades interessadas no assunto; comunidade da cidade de Florianópolis.
PALESTRA: HISTÓRIAS DA DANÇA EM FLORIANÓPOLIS
7 de outubro, das 10h às 12h, no Cinema do CIC, Florianópolis
Objetivos: Identificar momentos importantes na história da dança local por meio da distinção do percurso de grupos de dança de Florianópolis, atuantes no século XX e XXI, ressaltando coreografias e espetáculos, modos de treinar, compor e pensar o corpo em movimento e a dança cênica.
Procedimento metodológico: Exposição oral dialogada, projeção e análise de fotos e vídeos.
Ministrantes: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres
Carga horária total: 2 horas
Público-alvo: professoras/es de Artes da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
Vagas: 50. Gratuito.