Será que o futuro do design catarinense é coletivo?
Essa foi uma das perguntas que me atravessou a partir do talk “Futuros em construção: um observatório para o design autoral catarinense”, que aconteceu no sábado (18/10), na ConTti Home Design, dentro da programação do ARQ ART Design, projeto do NCD Floripa. Recebi muitos retornos depois das falas — sobre a importância dessas conversas e do movimento que começa a se formar no setor. Tudo isso reforça a necessidade de ações que nos façam pensar, de forma leve e provocativa, sobre fomento, identidade e futuro do design em Santa Catarina.

Saí do evento com a “gangue” ampliada, cheia de ideias e possibilidades para pensar o futuro do design catarinense — entendendo-o como um movimento de reconhecimento coletivo e de identidade de território.
Como escrevemos no texto curatorial da Exposição de Design Catarinense, da qual fiz parte como curadora: “Usamos o termo “Catarinense” conscientes das limitações que a palavra evoca neste momento de tendência de apagamento das fronteiras, com a intenção de, estabelecendo uma geografia, tornar visíveis o sem número de conexões que fazem possíveis os resultados aqui apresentados: designers locais que produzem fora daqui, empresas catarinenses que executam peças de designers do Brasil e do exterior, estúdios independentes que ensaiam formas de produção em escala reduzida ou impressa sob demanda, entre tantos outros formatos”.
A conversa na ConTti é FUTURO porque a ideia dos três curadores — Celaine Refosco, Célio Teodorico e eu — é justamente olhar para o passado, entender o presente e ajudar a construir o que vem adiante. E esse futuro passa pela itinerância da exposição que ocupou o Centro Cultural Veras, em abril. Já fomos para a DW! BC e queremos ir mais longe. Vem com a gente!
Em cada roda de conversa, convidamos designers que participaram da mostra. Desta vez, tivemos o artista e designer Marcelo Fialho, do duo Otropicalista, e a arquiteta Larissa Gransotto, que falou sobre sua casa-laboratório apresentada na exposição.
Fica aqui também o agradecimento à galerista Niura Borges, curadora do ARQ ART Design, a Tatiana Fingerhut diretora do NCD-Floripa, a ConTti por apoiar o projeto e nos receber, e ao Jader Almeida, que apoiou o projeto desde o início e foi fundamental na execução do mobiliário expositivo.
EXPOSIÇÃO DE DESIGN CATARINENSE