Os arquitetos Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni, do Octaedro Arquitetura, trouxeram a forte identidade do escritório para o ambiente Oficina do Amanhã, apagando totalmente a imagem do mesmo espaço na mostra do ano anterior. Eles chamam de Casa-ateliê e ocuparam com foco em arte, artesanato, materiais naturais e a relação íntima com a exuberante paisagem. Aliás, o projeto valoriza ainda mais a força da natureza no entorno da arquitetura existente, um lugar para receber e contemplar a partir de uma narrativa poética, acolhedora e provocativa. Para a dupla, construir o amanhã se dá nas experiências e construção do agora, e eles lançam a pergunta: como seria o espaço onde nasce o amanhã?
Abraçando a estrutura do antigo rancho de pesca, o projeto se estende por uma área de 220 metros quadrados com espaços distribuídos em hall de entrada, sala, biblioteca, área de trabalho, cozinha, bar com lareira e um estar ao ar livre. Os arquitetos propuseram espaços vivos de encontro, criação e conversa. No jardim, envolto pelo paisagismo, o estar com lareira volta-se à vista para o pôr do sol e à ideia de que o jardim integra a arquitetura. Destaque para as aberturas, emolduradas pelo movimento irregular dos brises em biribas de madeira roliça, de forma a criarem um contraponto de luz e sombra à medida que o sol avança sobre os planos de vidro.
O refúgio tem atmosfera intimista ao expressar a essência da dupla do Octaedro, exibindo um repertório que transita de Lina Bo Bardi, Jean Gillon, Leonardo Zanatta e Lucas Recchia a Bruna Granucci, Mônica Carvalho, Anamaria Brüggemann e artesãos de Palhoça. Tudo numa composição milimetricamente desenhada para o espaço que tem na natureza o seu maior ativo. O Oficina do Amanhã conta ainda com produção de ambiente da arquiteta Gabi Almeida.
Expressão por meio da arte
Logo na entrada, destaque para a instalação “A casa”, da artista Bruna Granucci, uma poltrona feita de capim seco, remetendo a ideia de ninho e a força da raiz como construtora de futuros. Já a escultura de Mônica Carvalho traz dos galhos de buriti e o painel em madeira natural, indicando o caminho e sugerindo que há natureza em tudo.
O espaço tem seleção criteriosa de mobiliário de design nacional e peças desenhadas pelos arquitetos em madeira rústica, além da extensa mesa em travertino natural com dupla função: espaço de trabalho e para as tarefas cotidianas de cozinha. Aos fundo, a biblioteca percorre o perímetro do espaço, complementada pelas formas e texturas dos vasos da artista Anamaria Brüggemann. Entre tantos pontos de destaque, a instalação em rede de pesca caiçara é uma peça que salta aos olhos pelo volume e leveza, abraçando a estrutura do casebre.
No estar central, a lareira em bloco maciço de granito rústico é o mesmo material do fundo do bar. A disposição das poltronas permite uma roda de conversa voltada para a paisagem. Na sala em frente ao mar, a madeira natural envolvendo o pano de vidro sugere um quadro para emoldurar a natureza exuberante, uma verdadeira obra de arte. Todo o revestimento do ambiente é Tauari Naturale, da coleção Naturale Akafloor, que homenageia as espécies nativas do Brasil.
Neste espaço, o pendente em Tira Capa Coco, de Mônica Carvalho, empresta cor e movimento guiado pela sutileza do vento e a tapeçaria de Carolina Kroff, no seu volume e sincronia, preenche o espaço de forma sutil e sugestiva: “são peças que se complementam mas não se encontram, como ilha e continente, e o espaço entre elas é uma experimentação do infinito. A Oficina do Amanhã é, portanto, uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã? Seria, sem dúvidas, no tempo exato e perfeito do agora, e é nele que se pode ser, experimentar, estar no mundo e criar o que veremos dele no amanhã, que pertence a todos”, definem os profissionais.
SERVIÇO
O quê: CASACOR / SANTA CATARINA – Florianópolis
Quando: de 29 de setembro a 24 de novembro
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Nos domingos e feriados, das 13h às 19h.
Onde: D/Season Residence Club, bairro João Paulo (Antigo Hotel Maria do Mar) Rodovia
João Paulo, 2285 – Florianópolis – SC, 88030-415.
Fonte: com assessoria de imprensa