A iluminação cumpre um papel fundamental na percepção dos espaços construídos, contribuindo para tornar-se uma ferramenta de fomento para um negócio, por exemplo. Para Helena C. Gentili, especialista em iluminação, é preciso associar a técnica e o sensível na concepção da iluminação em um projeto de arquitetura. “O design de iluminação é um processo tanto funcional quanto estético, porque a luz também é um fator emocional e fisiológico”, explica a arquiteta e lighting designer, que ministra o curso “Luz para o bem-estar: A chave para projetos de sucesso”, que acontece dias 22 e 23 de agosto, na sede do IPOG Florianópolis numa parceria com o IAB-SC.
De acordo com Helena, o trabalho do lighting designer é agregar senso e valor a um espaço, seja interno ou externo, para criar uma determinada atmosfera usando a luz artificial e seus componentes técnicos e sugestivos como principal meio de expressão. “Cabe a este profissional compreender o papel da iluminação no plano da cidade, tanto na arquitetura, ou no design de interiores, e contar com seu amplo conhecimento de equipamentos e sistemas de iluminação para garantir um design de alta qualidade e criatividade”, define.
O designer de iluminação vai além, ao trabalhar com conceitos e percepção humanas complexas. Mais do que apenas projetar, aplicar o ligthing design é uma arte, ciência e tecnologia integrados. O impacto dessa combinação gera resultados surpreendentes em um projeto.
Sobre o curso
O curso “Luz para o bem-estar: A chave para projetos de sucesso” será ministrado em formato de palestra interativa, estudos de caso, discussões em grupo e atividades práticas. É dirigido aos estudantes e profissionais da área de arquitetura, design de interiores, engenharia elétrica, profissionais de saúde e bem-estar, terapeutas e todos os interessados em aprimorar a relação entre iluminação e bem-estar.
Objetivos:
• Compreender os fundamentos da luz e sua relação estratégica com o bem-estar humano.
• Explorar os benefícios do Human Centric Lighting (HCL) para valorização e eficiência do projeto arquitetônico
• Desenvolver novos conceitos e apresentação dos critérios para seleção de sistemas e tipologias de luminárias
• Atualizar sobre as tendências e inovações tecnológicas em iluminação voltada para o bem estar
INSCRIÇÕES PARA O CURSO
Trajetória
Após 16 anos exercendo a profissão no exterior, entre Itália, Bélgica e Índia, Helena retorna ao Brasil, fixando escritório em Florianópolis. Desde 2017 atua como consultora de iluminação da Ivory Sense, empresa de soluções integradas fundamentada no design, que fornece soluções para edifícios e espaços públicos, em Bangalore, na Índia. Por lá também coordena e desenvolve vários projetos de iluminação com soluções de automação baseadas na Internet das coisas (IOT).
Na Bélgica foi responsável, em colaboração com Susanna Antico Lighting Design Studio, em 2019, pelo projeto de iluminação da Catedral de Antuérpia e seus arredores, vencendo o prêmio internacional Execellence Award pela Associação Internacional de Lighting Design (IALD). O IALD Awards é o programa de premiação mais antigo e de importância, que reconhece a excelência em design de iluminação arquitetônica. Outro momento importante para sua carreira aconteceu em 2018, quando recebeu o prêmio 40under40, premiação que destaca os 40 jovens mais talentosos e promissores da atualidade, com até 40 anos de idade, na área de design de iluminação em todo o mundo. A Lighting Designer brasileira foi selecionada entre mais de 350 indicados, juntamente com outros 22 homens e 18 mulheres de 12 países diferentes.
No Brasil, assinou o projeto de iluminação do restaurante carioca Casa Momus, o conceito de iluminação para a marca vegana Lapa Shoes, no Rio e em Florianópolis, e atua como consultora para lojas como Camicado e Kopenhagen em parceria com os escritórios gaúchos R4 Design e Villa Lighting.
Entre seus projetos atuais está o empreendimento de alto padrão Lago Almeida, no Jurerê Internacional, em Florianópolis, da RMZ Construtora projetado pelo escritório Niero Schott entre outras consultorias para grandes construtoras e projetos residências colaborando com arquitetos como Marilia Ruschel e Marcelo Salum.
Helena pretende criar pontes de conhecimento e conexões entre Brasil, Itália e Índia, articulando diferentes atores para melhor aplicar os conceitos de iluminação.
Sobre Helena C. Gentili
Helena Conelian Gentili é arquiteta ítalo-brasileira que atua como consultora de iluminação no Brasil e no exterior com prêmios e reconhecimentos internacionais. Sua experiência de mais de 15 anos na área de design de iluminação envolve o setor público e privado. Atualmente é diretora do HGLD – Helena Conelian Gentili Design-, escritório de design de iluminação com sede em Florianópolis e filial em Milão na Itália. Helena também é a principal consultora de iluminação da Ivorysense, em Bangalore na Índia.
É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com Mestrado em Lighting Design pela Universita degli Studi di Roma e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Politecnico di Milano com o objetivo de aprofundar o estudo do papel da iluminação artificial na arquitetura contemporânea. Nos últimos anos, é professora adjunta do Mestrado em Lighting Design & Led Technology e foi convidada como palestrante em seminários e workshops internacionais e nacionais.
No Brasil, atua como professora convidada no curso de especialização em Lighting Design do Centro Europeu de Curitiba e também leciona para a Pós-Graduação na Universidade Positivo.
Serviço
Data: 22 e 23 de agosto de 2024
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Curso presencial
Local: IPOG – Square Corporate – Rod. José Carlos Daux, 5500 – Saco Grande, Florianópolis – SC
Fonte: com assessoria de imprensa