“O FUTURO DA MINHA CIDADE” é o tema da palestra que o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná (PR) Silvio Barros – fará na segunda-feira (dia 30 de maio) no salão nobre do Lang Palace Hotel, em Chapecó. Também haverá palestra da jornalista e criadora do projeto “Cidade para Pessoas”, Natália Garcia, apresentando ideias criativas e sustentáveis que estão revolucionando a vida urbana em vários pontos do planeta.
O evento reunirá 150 empresários, técnicos, gestores e especialistas da área no horário das 19 às 22 horas, com recepção e credenciamento a partir das 18 horas. A entrada é gratuita. A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio institucional da FIESC e correalização do SESI.
Trata-se de um projeto da CBIC de âmbito nacional pela primeira vez em Santa Catarina.
As inscrições (gratuitas) devem ser feitas pelos telefones (49) 3322-5958 ou (49) 3316-1479 ou pelo e-mail sinduscon@desbrava.com.br
“Como você quer que seja a sua cidade daqui a 20 anos?” Ao formular essa pergunta, o presidente Jean Carlo Baldi e o vice-presidente de planejamento e marketing Cezar Ciariniassinalaram que a iniciativa se inscreve dentro das ações do Sinduscon para discutir a importância da sinergia entre atores públicos e privados para o aperfeiçoamento das comunidades urbanas, além de apresentar novas ideias que estão revolucionando a vida urbana em vários pontos do Brasil e do mundo e mobilizar as entidades que representam a sociedade civil organizada a serem agentes ativos nestes processos.
EXPRESSÃO
Silvio Barros é engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental. Trabalhou 25 anos no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos, tendo vivido 15 anos em Manaus-Amazonas, onde trabalhou com o oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau durante os dois anos de sua expedição à Amazônia. Foi instituidor e primeiro presidente da Fundação Vitória Amazônica, a maior ONG ambientalista do Estado do Amazonas (www.fva.org.br) e durante cinco anos foi membro do Board da Sociedade Mundial de Ecoturismo (www.ecotourism.org). Também foi diretor para a América Latina do WTTC- World Travel and Tourism Council (www.wttc.org).
Exerceu diversas funções públicas inclusive de Secretário de Estado no Amazonas e no Paraná e também secretário nacional no Governo Federal em Brasília. Por dois mandatos consecutivos (2005 a 2012) Silvio Barros foi prefeito de Maringá-Paraná, uma cidade de 68 anos totalmente planejada e com uma população de 370 mil habitantes. Neste período a cidade foi premiada nacionalmente em diversas áreas e reconhecida pelo Instituto FIRJAN pela qualidade na gestão fiscal.
Maringá é diferente da média dos municípios brasileiros, pois tem exuberante arborização, infraestrutura completa de saneamento e malha viária totalmente pavimentada. Como cidade polo de uma região metropolitana, é um importante centro universitário com instituições de renome nacional. Tem uma matriz econômica diversificada, sendo as principais atividades: o setor de serviços com destaque para áreas da educação e saúde; indústria de transformação com relevância nas áreas de confecção e metalmecânica; agricultura e agroindústria; além de ser um dos mais importantes polos de transporte rodoviário do País. Maringá é um centro logístico multimodal estratégico por se tratar de entroncamento rodoviário, ferroviário e dispor ainda de aeroporto internacionalizado para cargas e Estação Aduaneira.
A cidade tem sido pioneira em importantes iniciativas de cooperação entre a sociedade organizada e o poder público, sendo algumas delas premiadas nacional e internacionalmente, cabendo destaque para o Observatório Social de Maringá, que ganhou o prêmio máximo de Inovação Social da Comissão Econômica da ONU para a América Latina.
Silvio Barros tem também atuação nacional na defesa do municipalismo, sendo membro da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e coordenou a participação da FNP na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20. É presidente do Centro de Inovação de Maringá (CIM). (com assessoria de imprensa)