“Paisagens Experimentais, Gamboa III“, é a exposição de inauguração de A.Galeria, novo espaço cultural que abre dia 6 de novembro, localizado no 7º andar do Primavera Office, no Passeio Primavera, em Florianópolis. Trata-se de uma colaboração entre a artista visual Beatriz Milhazes e Marcia Milhazes Companhia de Dança com coreografia que explora a interação entre corpo e arte, criando um diálogo visual e sensorial com a obra Gamboa III. A experiência entre artes visuais e dança conta ainda com música interpretada pela pianista japonesa Yuka Shimizu, que executará composições de mestres da música modernista brasileira como Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth.
Sob a direção artística de Marc Pottier, francês radicado entre o Brasil e a França, A.Galeria chega com proposta de realizar quatro exposições anuais. O complexo Passeio Primavera terá ainda um teatro, o jardim com esculturas ao ar livre, mezzanino e uma oficina dedicada às práticas artísticas. Com programação que inclui concertos, performances e palestras, o espaço reforça a visão dos empreendedores de associar arte e educação, valorizando as mais diferentes formas de arte.
A iniciativa é liderada por Myriam e Valério Gomes, empresários que tem como propósito a construção de espaços para as pessoas, integrando a arte em seus projetos do Grupo Pedra Branca, hoje Hurbana. A inserção de obras de arte nos espaços de uso público como forma de provocar encantamento e reflexão já é uma prática da família desde o projeto do Passeio Pedra Branca, em Palhoça. Lá já existe a “Praça das Esculturas” e 22 totens da série Tarot Pedra Branca, criada pelo artista e poeta Rodrigo de Haro (1939-2021), uma das maiores expressões da arte catarinense e brasileira.
O Passeio Primavera, em Florianópolis, também ganhou ano passado uma galeria de arte a céu aberto. No local foram expostas cinco esculturas, dando início à coleção Primavera: Unidade Neoconcreta, de Franz Weissmann; Mockingbird e Topdog, de Huang Yulong; Duas Graças, de Laura Vinci; Sem título, de Iole de Freitas; e Linha da Terra, de Túlio Pinto.
“Sensibilizando e intrigando as pessoas com a coleção de arte Primavera, os novos Espaços de Arte projetados têm a intenção de expor e trazer para mais perto do público o convívio com o artista e sua trajetória de criação e produção”, acrescenta Myriam Consonni Gomes, proprietária do Primavera Garden, âncora do Passeio Primavera. Segundo ela, a coleção vem sendo implementada com a colaboração de alguns consultores de arte e curadores. Trata-se de uma coleção de arte particular dos empreendedores que vem sendo exposta nas “galerias de arte a céu aberto” dos empreendimentos do grupo Pedra Branca.
Artistas
Marcia Milhazes, nascida e residente no Rio de Janeiro, é coreógrafa e bailarina clássica formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e pós-graduada pelo Laban Centre em Londres. Com uma carreira internacional, criou 27 obras coreográficas e recebeu prêmios como MAMBEMBE, Bravo e APCA. Seus projetos incluem óperas, vídeos de dança e performance ART.
Beatriz Milhazes, nascida em 1960, artista visual brasileira que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Comunicação Social, ela estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde também lecionou até 1996. Milhazes participou de importantes bienais, incluindo Veneza, São Paulo e Shangai, e desenvolveu projetos especiais para a Biennale di Venezia em colaboração com o Victoria and Albert Museum. Suas obras foram exibidas em instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fondation Cartier em Paris, e Tate St Ives no Reino Unido. As obras de Milhazes fazem parte de coleções do MoMA e o Guggenheim, em Nova York.
Yuka Shimizu, pianista nascida em Saitama, Japão, iniciou seus estudos na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio. Movida por sua paixão pela música brasileira, mudou-se para o Brasil em 1997. Formou-se em pós-graduação no Conservatório Brasileiro de Música em 2001 e conquistou diversos prêmios em concursos de piano no Brasil e no exterior. Desde 1998, se apresenta em recitais e festivais no Japão e no Brasil, integra o grupo “Trios Brasileiros” e o Duo Burajiru, e já se apresentou como solista com importantes orquestras brasileiras.
Marc Pottier, francês radicado entre o Brasil e a França, é curador internacional de arte contemporânea, especializado em arte em espaços públicos. Envolvido desde 2012 no projeto Matarazzo com o livro de entrevistas ‘Made by… Feito por Brasileiros’, a curadoria da invasao criativa no ex hospital Matarazzo em 2014 e das coleções permanentes de arte do Rosewood / Matarazzo. Hoje é curador da Usina de Arte, um parque de esculturas perto de Recife, pertence ao Núcleo Curatorial do MON (Museu Oscar Niemeyer) em Curitiba e é o coordenador internacional do projeto de futuro Museu de Arte Contemporânea de Foz do Iguaçu com o coaching do Centre Pompidou.
Serviço
O quê: Exposição “Paisagens experimentais” da coreógrafa Marcia Milhazes e companhia de dança, com a obra ‘Gamboa III’ da artista Beatriz Milhazes com curadoria de Marc Pottier
Visitação: 6 de dezembro de 2024 a 5 de março de 2025.
Horário: de terça a sábado, das 13h às 19h, domingos e feriados das 13h às 17h
Local: A.Galeria – Passeio Primavera, Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 4150, Primavera Office, 7º andar
Fonte: com assessoria de imprensa