A Galeria Botânica foi criada em 2018 com a ideia de reunir produções artísticas em diferentes linguagens e experiências sensíveis a partir do design floral. No início de outubro, a artista e curadora Gabriela Nora anunciou um novo ciclo no espaço localizado no bairro Pinheiros, em São Paulo, com a ampliação de parcerias, reflexões sobre economia circular e residências artísticas.
A ação “Novas Paisagens na Galeria Botânica” contou com o apoio da Vasart, marca brasileira e líder no segmento nacional de vasos leves confeccionados com matéria-prima reciclada. Os modelos de vasos, luminárias e fontes de água ambientaram a cena do coquetel em composição com as obras de Ju Amora – que assina a vitrine com criações exclusivas -, a nova estampa Caá de autoria do estúdio Otropicalista, e arte têxtil tecida por Romildo Ferreira.
“Estamos vivendo um renascimento da Galeria Botânica e assumindo nossa vocação como hub criativo onde os movimentos ganham potências por meio de diversas mãos. A fase representa também o meu envolvimento com artistas, artesãos e marcas da indústria por meio de residências artísticas. Nos interessam práticas conectadas ao processo de design regenerativo, como o caso da Vasart, que utiliza matéria-prima reciclada para fazer circular no mercado novas formas funcionais a partir do conceito de design sustentável. Também sediamos reflexões essenciais para o setor com as provocações de Beatriz Luz, à frente do Hub de Economia Circular. É só uma pequena mostra do que está por vir”, comemora Nora.
Durante o evento que anunciou as novas ações, foi apresentada a startup catarinense Andicrose Wooden Bikes, um ateliê de bicicletas de alto padrão feitas em madeira Jatobá certificada. Também aconteceu uma conversa com os jornalistas Allex Colontonio e André Rodrigues, mais conhecidos como Decornautas.
Fonte: assessoria de imprensa