Como passar a ideia de uma marca de forma imagética? Penso que é um longo caminho que pressupõe, essencialmente, (re)conhecimento: da nossa voz, do DNA crítico e curatorial do ArqSC, da nossa história. Nesse atípico ano de 2020, olhamos pra dentro em busca do que acreditamos, do que faz sentido pra nós, nos adaptamos, entramos em fluxo novamente para tecer outras conexões. Desde 2017, carregamos a palavra “transbordar” como nossa aliada nessa trajetória porque ela representa muito do nosso pensamento.
A marca gráfica procura traduzir o transbordar e a adaptabilidade, associada a credibilidade de uma trajetória de mais de duas décadas de atuação como jornalista cultural segmentada nos campos de arquitetura, design, arte e afins.
Foram meses mergulhada nesse processo de (re)ver o ArqSC e dividir com você esse percurso. Nos aquietamos, compartilhamos o BUG, que é o lado prático do nosso trabalho, e desejamos o SILÊNCIO, que é a forma poética que lidamos com o momento (o silêncio não tem data pra acabar).
Chegou a hora de lançar a nova marca baseada em tudo que construímos até agora. Foram muitas as referências para as quais olhamos e filtramos para chegar ao resultado que partilhamos em todos os nossos canais. A marca gráfica procura traduzir o transbordar e a adaptabilidade, associada a credibilidade de uma trajetória de mais de duas décadas de atuação como jornalista cultural segmentada nos campos de arquitetura, design, arte e afins.
A nova marca representa a conexão da história da Simone Bobsin com o ArqSC, que se fundem oficialmente somando credibilidade, experiência e conteúdo de qualidade. “É sobre permitir que o ArqSC usufrua de seu potencial”, diz a designer gráfica Gabriela Manhães, que abraçou o desafio de criar a nova logo.
Queríamos construir pontes entre o olhar técnico e a potência da arte.
Desde o início, o processo foi colaborativo porque é dessa maneira que sabemos trabalhar. E também porque precisávamos de profissionais diferentes para unir saberes, ideias e referências para criar uma marca que transbordasse os limites de cada campo do conhecimento. Por isso, juntamos a estudante de Moda Vitoria Bobsin, que faz as mídias sociais do Portal; a graduanda em Design Gráfico Gabriela Manhães; a artista visual Juliana Hoffmann; e a jornalista Simone Bobsin (eu). Queríamos construir pontes entre o olhar técnico e a potência da arte.
Partimos da força da natureza, da forma circular da antiga logo, dos veios da madeira e da luz nas obras de James Turrel para chegar ao resultado que apresentamos à você. Escolhemos uma família tipográfica sintonizada com os nossos valores por isso a letra minúscula e uma versão script. Estamos encantados. E você?
Por Simone Bobsin