O Nømad Mercado está em sua quinta edição e consolida o propósito de fomentar e desenvolver o consumo de marcas locais e independentes, de produtos feitos à mão. Há cada ano, a dupla de designers idealizadora da feira, Carolina Toledamo e Laura Pereira, articulam novidades, escolhem locais diferentes e levam ações educativas como, por exemplo, transformar o Nømad numa feira lixo zero.
Para esta edição, que acontece de 5 a 8 de setembro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a novidade é a parceria com a já tradicional Feira na Rosenbaum, que acontece em São Paulo e também é itinerante. No total, serão cerca de 50 marcas com produções de roupas, objetos de decoração, para casa e bem-estar, entre outros. Para os consumidores, a vinda da feira paulista traz novas marcas curadas pela fundadora, Cris Rosenbaum, que busca expor a alma brasileira nas peças.
“O Nømad também questiona o modelo de consumo atual promovendo uma forma mais próxima de se relacionar com os produtos e produtores através da visita à feira, dos diálogos que traz a cada edição, de uma escolha cuidadosa das marcas, promovendo acesso a produtos de qualidade e das relações de parceria”, declaram designers.
“A Feira tem uma curadoria forte. A primeira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma ‘misturada’. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na Feira – a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos”, conta Cris.
Cinco peles
Desta vez, o tema do Nømad Mercado + Feira na Rosenbaum dialoga com a Teoria das Cinco Peles, proposta pelo artista e arquiteto austríaco F. Hundertwasser, que trata a importância do indivíduo e sua relação de harmonia com a natureza, bem como seu direito à expressão pessoal por meio da arte, arquitetura e estética. “Ele acreditava que a produção industrial mecanizada gerava infelicidade e propunha uma liberdade criativa aliada a um compromisso ecológico”, diz Laura.
A primeira camada é a pele, a segunda é a roupa e a terceira, a casa. Com isso, Hundertwasser defendia a individualidade criativa onde cada ambiente deveria ter a expressão pessoal e coerência com quem o habita. Já a quarta camada é o entorno social, a família, vizinhança, cidade, país; e a quinta, o entorno mundial, a ecologia e a humanidade.
Ecomoda
O Instituto Lojas Renner e a Aliança Empreendedora em parceria com o projeto EcoModa, da Udesc, e os grupos Armário Coletivo, Trama Ética, Grupo Integrado Obras Sociais (Gios), Mulheres do Jardim – todos em Florianópolis, estão colocando em prática um projeto de empreendedorismo na moda criado pelo instituto para implementar seu papel na logística reversa. Ou seja, as roupas com defeitos que iriam para o descarte agora ganham vida nova pelas mãos criativas dessas mulheres alinhadas com o conceito de moda responsável. O projeto ganhou espaço no Nømad pela segunda vez e irá apresentar desde aventais com reaproveitamento de jeans, saias, camisas bordadas e pochetes.
Tudo começou com a capacitação de grupos de mulheres durante mais de ano, em Florianópolis – uma das cidades contempladas pelo programa. A metodologia aplicada é da Comas, marca de São Paulo que atua com upcycling, processo que recupera, transforma e dá novo significado a produtos descartados. As mulheres tiveram, ainda, aulas de gestão, controles financeiros, produtividade, vendas, precificação por exemplo.
Serviço
Nømad Mercado + Feira na Rosenbaum
De 5 a 8 de agosto, das 11h às 21h
Centro Integrado de Cultura (CIC), Sala Lindolfo Bell – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica, Florianópolis
Entrada gratuita