Arte de rua para idosos, caminhada guiada pelo centro de Florianópolis, piquenique, workshop sobre calçadas, palestra sobre o conceito de cidade limpa e oficinas de relacionamento com a comunidade estão na programação do Movimento Traços Urbanos, grupo formado por pessoas com diferentes atuações que tem em comum o sonho de melhorar a qualidade de vida urbana na região leste do centro histórico de Florianópolis.
No dia 29 de abril já está programada a ação ‘Arte de rua para idosos’, com intervenções no chamado Distrito Criativo – localizado ao leste da Praça XV de Novembro. Sob o tema ‘a ilha que habita em você’, os artistas serão pessoas acima de 60 anos que moram ou frequentam o local. “A ideia é resgatar a história dos traços urbanos da cidade através de memórias transformadas em arte”, explica Cássia Aresta, coordenadora do Grupo Arte | Grafite.
Transferido para o dia 6 de maio a ‘Caminhada cultural pelo Centro Histórico’, organizada pelo Grupo Turismo. “Conhecer para amar, amar para preservar” é o tema do tour. “A intenção é ressignificar a paisagem e as edificações do Centro Histórico pelas quais passamos desatentos cotidianamente valorizando os patrimônios históricos, culturais e ambientais”, argumenta Felipe Augusto Rizzon, coordenador do grupo. A duração do passeio é de cerca de 1h30, e o encerramento será na Praça dos Três Poderes, com um piquenique coletivo. A experiência será repetida no dia 6 de maio, porém com narração em inglês, com saída do MESC, às 14h, dirigido a turistas e moradores estrangeiros e, também, para quem deseja praticar o idioma.
Em maio, o Movimento Traços Urbanos retoma o evento NOSSA RUA – Espaços Urbanos, com a temática ‘Cidade Limpa’. “Queremos abordar a importância da Cidade Limpa para a qualificação dos espaços urbanos com a participação das crianças como protagonistas e multiplicadoras desse conceito”, resume Giovani Bonetti, coordenador do grupo Palestras e Debates. O evento será realizado nos dias 5, das 19h às 21h, e 6, das 8h30 às 13h30, no MESC e no entorno imediato, voltado para arquitetos e urbanistas, para pedagogos, para a comunidade local e para crianças, entre 6 e 12 anos.
O grupo ‘Calçadas – espaço de circulação e convivência’ programa a realização de um workshop, com representantes de instituições atuantes na região e com os usuários: comerciantes, moradores e pedestres. “Nosso objetivo é qualificar calçadas e extensões da porção leste da Praça XV de Novembro”, adianta Ricardo de Freitas, coordenador do Grupo Calçadas Inteligentes. No workshop serão apresentadas as propostas que serão desenvolvidas pelo movimento com a participação de estudantes de Arquitetura e de Design. A Udesc já confirmou apoio à ação com a elaboração do mobiliário urbano a ser inserido na região.
Em paralelo, o Movimento Traços Urbanos ampliará as ações de relacionamento com a região. O Grupo Oficinas planeja a realização de oficinas para compilação de informações já existentes sobre o local, ouvir os usuários, propor o engajamento da comunidade e apresentar os projetos que estão sendo elaborados para o Distrito Criativo.
“Para intervir no local consideramos que é essencial ampliar a rede de informações e de relacionamento, engajando os membros do Movimento com a comunidade e vice-versa. O principal objetivo é validar os projetos já existentes do Movimento para ver se estão de acordo com as reais necessidades do entorno”, enfatiza Beatriz Kubelka, coordenadora do Grupo Oficinas.
Sobre o Movimento Traços Urbanos
Planejar e executar ações que contribuam para a melhoria dos espaços públicos e de uso coletivo de Florianópolis é o objetivo do movimento que atua de forma voluntária. Iniciado em agosto de 2016, idealizado pelos arquitetos e urbanistas Giovani Bonetti e Silvia Lenzi, a partir de uma conversa informal entre amigos, o movimento foi sendo ampliado e hoje reúne mais de 100 pessoas entre arquitetos, engenheiros, designers, jornalistas, artistas plásticos, fotógrafos e educadores, atuantes nos setores privados e públicos.
Acompanhe:
www.movimentotracosurbanos.com
www.facebook.com/movimentotracosurbanos