Arquitetos e designers de interiores projetaram os ambientes da Mostra Artefacto 2024 a partir do tema Meu Lugar. São nove espaços que homenageiam, por exemplo, Helô Pinheiro, uma escolha do arquiteto Marco Antonio Medeiros, ou a estilista Luhana Pawlick, filha de Gesoni Pawlick, no ambiente de Rosane Girardi, e a jovem estilista Luisa Werner, por Roberta Zimmermann. A marca também inaugurou novo endereço em Florianópolis no final de agosto, no Square SC.
Participam da Mostra Artefacto 2024 Arlon Fernandes e Carlos Eduardo Arquitetura, Beatriz Zeglin Arquitetura, Blasi Bahia Arquitetos Associados, Marco Antonio Medeiros Arquitetura, Passing e Schüssler Arquitetos, Roberta Zimmermann, Rosane Girardi Arquitetura, Sabrina Barros e Studio CASAdesign.
Em paralelo, a coleção Edition 2024 Artefacto apresenta peças com design contemporâneo e caráter atemporal, característica marcante da parceria de longa data da marca com a diretora criativa Patricia Anastassiadis. “A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural. A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. Mas, ao mesmo tempo em que as peças têm esse caráter escultórico, elas também são extremamente funcionais e confortáveis”, explica Patricia. Para atingir esse efeito, a designer empregou, em suas criações, a madeira torneada. “É um trabalho muito cuidadoso que une a indústria e o artesanal”, conta ela.
“As coleções são apresentadas antes da temporada internacional do design, o que reforça nosso compromisso original com a integridade do nosso desenho”, pontua Paulo Bacchi, CEO Artefacto. “Quase cinco décadas depois, continuamos fiéis ao fatto a mano, associado às mais avançadas tecnologias”. Segundo Bacchi, somente a partir de processos industriais avançados -que permitem dobra, curvatura e usinagem cada vez mais sofisticadas – foi possível alcançar toda a leveza exigida pela Edition 2024. “Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade, rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade”, resume Paulo.
MOSTRA ARTEFACTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Flagship no coração de Manhattan
Presente em projetos de Antonio Citterio e Renzo Piano, Bjarke Ingels e Zaha Hadid, entre outros, este ano a marca se prepara para alçar vôos ainda mais altos. Em setembro, sob o comando de Pietro e Bruno Bacchi, terceira geração da Artefacto, a mais nova flagship da marca vai abrir suas portas na concorrida Madison Avenue, no coração de Manhattan, em Nova York. Sempre em sintonia com os novos hábitos, demandas, desejos e anseios dos consumidores mais exigentes. Mas, ainda assim, em total conexão com o mundo natural.
* Fotos são do MCA Estúdio
Arlon Fernandes e Carlos Eduardo Arquitetura
O loft de 48m², projetado por Arlon Fernandes e Carlos Eduardo para a Mostra Artefacto, é inspirado no estilo de vida da influenciadora Bruna Olivo. O espaço conta com ambientes funcionais que traduzem o dia a dia de uma mulher contemporânea e criativa. “Entendemos que hoje a casa também deve ser vestida, perfumada e enaltecida”, explicam os arquitetos. Para criar uma atmosfera atual, os profissionais apostaram em uma base com tons pastel que evidencia a nobreza de materiais como a pedra, a madeira, o couro e o linho. Com setorização eficiente e circulação fluída, os espaços contam com uma ambientação convidativa e com uma primorosa curadoria de obras de arte e objetos. As curvas do corpo feminino, segundo os arquitetos, foram representadas na escolha do mobiliário. No quarto, a cama Brasilia e o buffet Ether apontam para o conforto e a funcionalidade, enquanto o sofá Illi, no lounge logo ao lado, cumpre bem a função de protagonizar o estar, com apoio das mesas laterais Vide e Louise. Já para degustar um bom vinho e saborear um delicioso jantar, entra em cena a mesa de chá Alderaan, com as cadeiras Chiara.
Beatriz Zeglin Arquitetura
A energia tropical de Florianópolis está presente no loft de 46m² projetado por Beatriz Zeglin. Trata-se de uma homenagem da arquiteta a sua mãe, Irene Vonsovicz Zeglin, que sempre viveu em um contexto muito próximo a natureza e ao mar. “A figura materna é relevante na minha trajetória como arquiteta, enriquecendo e aumentando minha conexão com a experiência humana nas moradias e espaços que projetamos”, conta a arquiteta. Com base neutra, materiais naturais e formas puras, Beatriz imprime um conceito de leveza e fluidez aos ambientes. A materialidade rústica natural surge misturada ao design contemporâneo, evocando experiências sensoriais. A iluminação sutil revela ambientações harmônicas e equilibradas complementadas pelo mobiliário funcional, confortável e leve. Caso do balanço Pattaya, elemento central do canto de leitura, que convida ao relaxamento, ou os bancos Kalao e Kawe, que servem tanto como assentos ou mesas de apoio.
Blasi Bahia Arquitetos Associados
O loft que leva a assinatura do escritório Blasi Bahia Arquitetos Associados para a Mostra Artefacto exalta a leveza e a elegância discreta. Como inspiração, o estilo de vida das relações públicas Carol Lobato, homenageada pelos arquitetos Bernardo Bahia e Marina Blasi Bahia. “Neste loft destacamos a composição como um todo. Não uma peça ou material específico, mas o conjunto da obra”, explica Marina. Ao entrar no espaço de 50m², um tapete organiza o volume espacial em ambientes integrados. Em ambos, materiais predominantemente naturais como pedra, madeira, couro, linho e algodão se misturam a uma paleta de cores e matizes de tons de branco, cru, off white e fendi. Os planos de fundo neutros, com textura leve e discreta, são marcados pela iluminação indireta, o que privilegia a exposição das peças de mobiliário. Os móveis escolhidos para compor os ambientes exploram o design contemporâneo da coleção Beach & Country. O estar coloca em evidencia o módulo Yar e a poltrona Mayu enquanto no jantar a mesa de chá Tibau e a cadeira Luang evocam o prazer das refeições em boa companhia.
Marco Antonio Medeiros Arquitetura
A suíte projetada por Marco Antonio Medeiros celebra a beleza das praias brasileiras e, em especial, uma das mais célebres musas do país: Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema. “O legado da Helô perdura como um ícone feminino que transcende o tempo. Ao longo dos anos, ela manteve uma presença constante na mídia, não apenas como musa inspiradora, mas também como empresária e apresentadora”, diz o arquiteto. Com 45m², o espaço foi setorizado em dormitório, área para café e refeições rápidas, penteadeira e closet. A atmosfera praiana é evidenciada pelo piso, que remete a areia e as calçadas da praia de Ipanema A ambientação adotou um mobiliário com design orgânico e pontos focais, tais como quadros com paisagens naturais, capazes de atrair a atenção do visitante. A composição equilibrada dos ambientes garante funcionalidade e circulação fluída como na cabeceira Harrisson, com espaço para café determinado pela mesa de chá Alderaan, cadeiras Daphne e sofá Carrie. Destaque para o delicado cavalete Tower com a cadeira Chiara, reforçando a feminilidade da homenageada.
Passing e Schüssler Arquitetos
A proposta dos arquitetos Cris Passing e Anderson Schüssler é de um estúdio com hall de entrada, estar e suíte. O espaço é uma homenagem a Marcio Schaefer, empresário e CEO da Schaefer Yachts. “Os tons utilizados no projeto estão relacionados com a personalidade masculina do nosso homenageado, bem como as cores predominantes que ele usa em suas lanchas e iates”, conta Cris. Com 68m², o espaço ganhou setorização e soluções que remetem ao universo náutico. O hall simétrico com elementos inclinados e espaços vazados promove diferentes recortes visuais dependendo do ângulo de visão. Já o painel curvo, que separa o estar do quarto, se torna um elemento capaz de organizar os espaços. A decoração explora as cores neutras e os materiais naturais, enquanto o mobiliário agrega uma atmosfera contemporânea ao espaço. No quarto, a coluna de jantar Moon e a cama Tassel sugerem dois diferentes usos: de um lado, um convidativo estar para descanso ou leitura. De outro, um local de apoio para trabalhar, com a escrivaninha Ginza, e croquis de projetos emoldurados feitos pelo homenageado.
Roberta Zimmermann
O lounge e o bar projetados pela arquiteta Roberta Zimmermann traduzem a elegância e a sedução do mundo da alta costura. Com 82m², o espaço ganhou um layout fluído que favorece o convívio e instiga a imaginação. Trata-se de uma homenagem a jovem estilista Luisa Werner, profissional que está despontando no cenário da moda. “Penso que arquitetura e moda sempre andaram juntas. À moda da Luisa é personalizada, além de chique e contemporânea. Combina muito bem com nossos projetos”, conta a profisssional, que, na composição do espaço lançou mão de uma paleta neutra de preto, branco e cinza, destacando o rico mix de tecidos, em uma referência direta à área de atuação de sua homenageada. Entre os móveis, destaque para as poltronas Times em sua versão alta, para as banquetas do bar, que criam uma atmosfera original com suas padronagens que conversam com todo ambiente. E ainda o módulo Meteora, as mesas de centro Lena e Ginza, a cadeira Silhouette e a cômoda Ray imprimindo, além de funcionalidade, uma estética moderna e essencial à ambientação.
Rosane Girardi Arquitetura
A proposta de Rosane Girardi é um loft funcional e contemporâneo pensado para ser habitado por uma mulher moderna e antenada. No caso, a talentosa estilista Luhana Pawlick, homenageada pela arquiteta. “Assim como as criações da estilista, o espaço conta com materiais requintados como o mármore nas paredes que contrasta com texturas mais suaves, equilibrando a composição”, explica a arquiteta. Com 50m², o espaço conta com uma confortável suíte e um acolhedor estar com lareira, resultando em um cenário quente e envolvente, realçado ainda mais pelo piso de madeira natural. Uma proposta intimista e elegante fica evidenciada pela curadoria do mobiliário, dos objetos decorativos e das obras de arte que compõem cada espaço. Destaque para o sofá Argand, a mesa lateral Huis e a poltrona Coquille. Já na suíte, a cama Nouveau convida ao relaxamento.
Sabrina Barros
Um loft com ares de casa. Essa é a proposta de Sabrina Barros para sua estreia na Mostra Artefacto. Inspirada pela beleza das praias do estado, a arquiteta criou um refúgio funcional que traduz a visão contemporânea do lar como um espaço de bem-estar. “A homenageada, Cynthia Benini, ama pets, yoga e tem uma forte conexão com a natureza. O projeto contempla um estilo de vida mais tranquilo e praiano”, explica a arquiteta. Para tanto, a profissional criou um ambiente despretensioso, com uma atmosfera tranquila e paleta de cores e materiais que evocam o frescor da praia. A seleção do mobiliário inclui a mesa Trieste, as cadeiras Batar e o buffet Kep, a cabeceira Talalla e a mesa de cabeceira Arguis.
Studio CASAdesign
O living com jantar integrado, projetado pelo Studio CASAdesign, é inspirado na habilidade de bem receber que alguns anfitriões exercem com tamanha maestria. Caso de Rosangela de Lara, cliente homenageada pela dupla Moacir Junior e Salvio Junior, designers à frente do projeto. Não à toa, a vitrine criada pelos profissionais é instigante e, ao mesmo tempo, convidativa, aguçando a curiosidade de quem circula pelo local. Com 85m², o espaço contrasta tons claros com o preto. “Nossos layouts são sempre muito amplos no sentido de liberar a circulação. Nossa intenção foi, de fato, valorizar o mobiliário, o que fica explícito na composição e na sensação espacial”, explicam os profissionais. Amplos e com uma generosa entrada de luz natural, os ambientes exibem a mesa de jantar Versa, as cadeiras Lille, o sofá Eos e as poltronas Pollux.
Fonte: com assessoria de imprensa