A Monica Filgueiras Galeria inagurou no dia 07 de junho, a individual Paisagens Interrompidas, da artista catarinense Giovanna Nucci, sob curadoria de Mario Gioia.
Radicada em São Paulo, Giovanna Nucci desdobra o fotográfico por meio de facetas nas quais a linguagem não se resume apenas a quadros pendurados numa parede. Elegendo a paisagem, um dos gêneros mais tradicionais da história da arte, Giovanna habilmente esgarça, questiona e potencializa elementos da fotografia. “Neste trabalho experimento algo novo, estou explorando as questões do foco e enquadramento num sentido mais amplo que o da objetiva fotográfica”, diz. Em Paisagens Interrompidas, sua investigação nesse meio se espalha por suportes diversos em cerca de 16 obras divididas entre instalação, dípticos e solos tridimensionais.
Utilizando cliques de grande escala, a artista secciona, edita, incrementa e monta variados olhares sobre a mesma imagem, criando elos entre o natural e o construído, o sublime e o banal, o transcendente e o terreno, o descontrolado e o racional, o silencioso e o estridente. “A paisagem e suas linhas organicamente perfeitas são quase uma obsessão no meu trabalho, por isso venho pesquisando sobre os pintores e desenhistas do séc. XVII dentre eles Frans Post e Albert Eckhout”, finaliza.
Sobre.Giovanna.Nucci
Giovanna Nucci vive e trabalha em São Paulo desde 1994. Bacharel em Fotografia, optou pela arte após concluir especialização em Arte e Cultura. Com o olhar atento de quem procura algo além do convencional, inovou ao levar para a fotografia artística sua influência gráfica advinda da paixão pela arquitetura, em especial, pela Escola Bauhaus.
Seu trabalho, na maioria das vezes paisagístico, prima pela forma e foca ora no urbano ora na natureza. O ser humano raramente é o protagonista, apesar de desenvolver um trabalho com corpos femininos que ao serem contemplados se tornam também formas orgânicas. Tem dois livros publicados. São Paulo, cada um conta sua história, de 2011, e Rio Estado de Esporte, 2012.
Sobre.Monica.Filgueiras.Galeria
Levando o nome de sua fundadora, a marchand Monica Filgueiras – personagem das mais influentes no mercado de arte nacional até os dias de hoje, a Monica Filgueiras Galeria completa, em 2016, 35 anos de atuação. Com portfólio que abrange artistas plásticos, designers e fotógrafos de grande relevância no cenário das artes nacional, o espaço é dirigido, desde 2011, por Sandra Guimarães.
Artistas: Antonio Dias, Carlos Vergara, Mira Schendel, Carmela Gross, Piza, Regina Silveira, Antonio Lizarraga, Leon Ferrari, Babinsk, Mario Cravo Neto, Sergio Firguermann, Ivald Granato, Antonio Peti Cov, Tomie Ohtake, Macaparana, Raquel Kogan, Vicente Kutka, Eva Castiel, Branca de Oliveira, entre outros. (com assessoria de imprensa).
Paisagens Interrompidas @Monica Filgueiras Galeria
Abertura: 07 de junho, terça-feira, às 19h
Período expositivo: 07 de junho a 07 de julho
Endereço: Rua Bela Cintra, 1533 – Jd. Paulistano
Contato: (11) 3082-5292
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábado das 10h às 14h30
Entrada livre e gratuita