O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) realizará a maior retrospectiva da obra de Frank Lloyd Wright em junho de 2017 – data em que o arquiteto norte-americano completaria 150 anos. Serão exibidos cerca de 450 trabalhos, incluindo desenhos, maquetes, vídeos, mobiliário, têxteis, talheres, pinturas, fotografias, além de obras inéditas ou pouco conhecidas do público.
A mostra chamada de “Frank Lloyd Wright at 150: Unpacking the Archive” estará dividida em 12 seções dedicadas a um projeto-chave ou conjunto de peças. A maior parte dos itens é proveniente do arquivo pessoal de Lloyd Wright, que foi transferido da Taliesin – sua casa de veraneio em Spring Green, Wisconsin – para o MoMA e para a Universidade de Columbia em 2012.
Considerado o maior arquiteto americano de todos os tempos pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA), Frank Lloyd Wright construiu ícones como a Fallingwater House, na Pensilvânia, e o Solomom R. Guggenheim Museum, em Nova York. Foi também um grande designer de interiores e de mobiliário, além de escritor e educador, publicando dezenas de livros e criando uma escola de arquitetura.
Os visitantes terão acesso a um catálogo que detalha o arquivo de um dos maiores arquitetos do século 20 com ensaios de estudiosos ao redor do mundo. A exposição estará aberta ao público de 12 de junho a 01 de outubro de 2017.
Confira o vídeo divulgado pelo MoMA sobre o processo de restauração da maquete da torre St. Mark’s, executado pela restauradora do museu Ellen Moody, que estará entre os destaques da mostra.
Fonte: ArqBacana