“habitar a casa
preenchê-la de defeitos:
almofadas pelo chão,
móveis novos e velhos,
uma descombinação,
alguém passou por aqui
e deixou alguma coisa.”
Uma pequena casa semi-abandonada na Serra da Bocaina, repleta de memórias afetivas, e o desejo de refletir sobre sua própria atividade foram os pontos de partida de Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, novo livro da decoradora Marina Linhares.
Entre viagens para Portugal, Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos daquele projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar. O viés autoral e a cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira desvelam as descobertas desse roteiro. Ele registrou os vestígios do abandono no primeiro momento, a imersão na busca por uma atmosfera para a casa em cada viagem e a força da relação com a paisagem, que influenciou definitivamente a forma como Marina pensou o projeto.
Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o livro. Ela reflete junto com Marina (no texto introdutório e em uma extensa entrevista) sobre o universo da casa “em permanente construção” e explora a essência da identidade criativa da decoradora, suas concepções profissionais e o desenvolvimento do projeto da Bocaina. Além disso, pontua o livro com poesias sobre a casa, o morar e o decorar.
Textos, fotos e o processo de decoração têm vitalidade própria no livro, mas sua potência se eleva ao serem delicadamente embaralhados, sugerindo uma fruição livre e contemplativa de memórias, experiências, referências, inspirações, relatos, poesias, imagens, perguntas, respostas e decorações. O livro tem projeto editorial de Baba Vacaro e conta ainda com postais encartados e QR-Codes que conduzem a vídeos produzidos em alguns dos locais da pesquisa.
Outro destaque do livro é o projeto gráfico assinado por Elisa von Randow, com capa azul metálica, e sem se sobrepor aos conteúdos, o design estabelece com conexões, pausas e variações um ritmo envolvente para a leitura. (com assessoria de imprensa).
Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa
Editora Olhares (www.editoraolhares.com.br)
Preço de capa: R$ 375 (livrarias de todo o país)
Perfil Marina Linhares – Com sensibilidade apurada, Marina cria projetos de decoração há 25 anos para um público exigente, combinando com maestria a sensibilidade para captar os desejos do cliente e o rigor com a qualidade. Com presença forte e fala mansa, ela envolve o cliente em todo o processo e, assim, seus projetos refletem a personalidade de cada um, suas histórias de vida, as memórias afetivas e os sonhos para o futuro.
Como parte do seu processo de trabalho, Marina mergulha em profundas pesquisas. Encontra inspiração em viagens pelo mundo, nas andanças por São Paulo, na natureza, nas relações humanas, em livros, obras de arte, filmes e revistas, tudo o que está ao alcance de seu olhar afiado. Está sempre em busca de criar espaços belos e acolhedores, que façam da casa o melhor lugar do mundo para quem mora nela. “É importante estar cercado daquilo que você gosta. Eu sinto isso na minha casa e penso o mesmo em relação aos meus clientes”.
Perfil Baba Vacaro – Com formação em design de produto pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de São Paulo, ela mantém um escritório onde desenvolve produtos e presta consultoria. Desde 1999, é diretora criativa da marca de iluminação Dominici, e em 2004 assumiu cargo semelhante na Dpot, de móveis. Na rádio Eldorado, produz e apresenta o programa “Navega”. Foi roteirista do programa Casa Brasileira, do canal GNT. É a diretora editorial deste projeto.
Perfil Noemi Jaffe – Escritora e professora de literatura e escrita. Escreveu “O que os cegos estão sonhando?” (Ed.34), “Iris:as orquídeas” (Companhia das Letras), “A verdadeira história do alfabeto” (Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Brasília de Literatura e “Não está mais aqui quem falou” (Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional de 2018, entre outros. Coordena a Escrevedeira: Centro Cultural Literário e escreve para diversas publicações. Noemi é autora do texto e da entrevista deste livro.
Perfil Ruy Teixeira – Fotógrafo brasileiro, radicado na Itália de 1987 até 2012, ano que marca sua volta ao Brasil. Em 1998, começou a colaborar com o Studio Edelkoort (Lidewij Edelkoort). No Brasil, Ruy fotografou projetos de arquitetos como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, os irmãos Campana, Isay Weinfeld, Claudio e Thiago Bernardes e Marcio Kogan. Nos últimos anos realizou catálogos de design para a Eindhoven’s Design Academy e publicou em 2002 um livro celebrando uma década da Dovetusai, renomada loja e importante distribuidor de design na Europa. Em 2016, publicou o livro “O desenho da utopia”, pela Editora Olhares. Ruy é o responsável pelas imagens deste livro.