atualizada em 04 de setembro 2025 – São muitas as maneiras pelas quais se chega ao reconhecimento profissional da maestria. A legitimação pelo próprio campo de atuação por meio de mecanismos como selos, premiações, participação em publicações de referência, crítica e processos de aprimoramento. O escritório MarchettiBonetti + chega aos 30 anos com reputação sólida e trajetória marcada pela qualidade arquitetônica, compromisso em traduzir e materializar sonhos, e deixar para a cidade uma obra perene.
Para celebrar a data, o escritório lançou em 2024 o livro “MarchettiBonetti+ Arquitetos” e a exposição MB+ 30 anos, inicialmente apresentada na A.Galeria, no Passeio Primavera. Desde então, a mostra percorreu instituições como Udesc e Univali e encerra o ciclo em outubro, na Unisul.
A próxima parada será a UFSC, onde os sócios se formaram, entre os dias 8 e 19 de setembro, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. No dia 9 de setembro, às 17h, os arquitetos ministram uma palestra no auditório do departamento com o lançamento da publicação. A exposição apresenta a trajetória do escritório por meio de projetos, maquetes, vídeos e elementos que revelam sua prática arquitetônica.

Publicação
O livro “MarchettiBonetti + Arquitetos” apresenta 27 projetos de diferentes tipologias, com textos e fotos. A direção criativa de Clarissa Schneider, ex-editora de títulos nacionais como Casa Vogue e Bamboo. Ela assina uma entrevista com os sócios Giovani Bonetti, Taís Marchetti Bonetti e Luiz Fernando Motta Zanoni.

O nosso trabalho é sintético.
Giovani Bonetti
Percebemos que, com essa oficina, chegamos mais perto do que realmente o cliente está buscando. Quando desvendamos o cliente, o projeto também se desvenda. E tudo passa a fluir.
Taís Marchetti Bonetti

Na conversa, os sócios falam sobre a prática de oficinas de design thinking para dar início a cada projeto, metodologia que facilita acessar os sonhos e desejos do cliente de forma mais assertiva. Eles contam sobre as dinâmicas do escritório, as escolhas que identificam os projetos – uso de materiais como pedra, concreto, madeira, o perfil sintético da arquitetura desenvolvida por eles em quase 4 milhões de metros quadrados construídos.
Usamos a arquitetura. A forma da arquitetura é o detalhe. Uma vez eu li que um cantor de ópera gostava de cantar em igrejas góticas. Acontece que aquela arquitetura potencializa sua voz. Buscamos isso …
Luiz Fernando Motta Zanoni

O livro tem direção editorial de Letícia Wilson, jornalista à frente da Santa Editora e fundadora do Anuário Catarinense de Arquitetura – algumas edições realizadas em conjunto com a editora do Portal ArqSC, Simone Bobsin. Com capa dura, formato 27X27cm e 260 páginas, incluído caderno com versão em inglês, o design gráfico é assinado por Pablo Germán Gómez, que também desenvolveu a projeto expositivo da mostra MB+30 anos.

O livro MarchettiBonetti + Arquitetos está disponível para venda no site da Santa Editora, por R$ 225,00. Com a receita obtida com a venda do livro, 25% serão destinados ao projeto social Arquitetura sem Muros, que atua na recuperação de casas da comunidade do Monte Serrat em Florianópolis.
COMPRAR O LIVRO
A nossa visão é sempre escutar quem é o nosso cliente, entender, perceber e interpretar. E um respeito muito grande ao cliente, sempre propondo o que de melhor nós pudermos fazer. Somos realmente incansáveis e apaixonados por Arquitetura.
Taís
Ficha Técnica
Direção criativa: Clarissa Schneider
Direção editorial: Letícia Wilson
Design gráfico e diagramação: Pablo Germán Gómez
Fotografias: Felipe Araújo, Leonardo Finotti, Mariana Boro, Rafael Ribeiro, Ronaldo Azambuja, Rô Reitz e Rudi Razador
Textos: Clarissa Schneider e Letícia Wilson
Revisão textual: Cláudia Bechler
Assistência de produção: Ana Carolina Gouvêa
Equalização de imagens: Vini Floriani
Desenhos técnicos: Maria Eduarda Stein
Versão em inglês: Michele Damasco Noronha (iNGLÊS INC)
Impressão: Gráfica Ipsis