O arquiteto Evandro Gaspar visitou a Maison & Objet, feira de design bianual que aconteceu de 19 a 23 de janeiro e contou com mais de 3 mil expositores. O evento é um dos mais aguardados por profissionais do design e amantes da área. Convidamos o arquiteto a deixar aqui no portal sua impressão da Maison & Objet.
“É evidente a força da estética rústica em vários expositores: fibras, linhos, pedras e raízes, normalmente acompanhadas de alguma etnia africana, oriental ou tropical.
Por outro lado também percebi um forte maximalismo lúdico e cenográfico luxuoso onde aparece muito o dourado, plumas, veludos e muita cor vibrante: os rosáceos , bordôs, verdes intensos todos muito em alta.
Também percebi a presença de um design mais orgânico, às vezes até surreal nas formas e usos.
Me pareceu bastante evidente a presença de fortes empresas portuguesas nesta edição da Maison & Objet, reforçando o evidente crescimento e influência que Portugal começa a mostrar ao mundo. Exemplos são a fortíssima empresa “Boca do Lobo exclusive Design” e a LUXXU, ambas do Porto.
O design japonês, sempre incrível e minimalista, e as tradicionais maisons francesas como a Limoges e LALIQUE, com suas últimas coleções que inclui inclusive mobiliário”.