Em 2008, a paulistana Lucila Zahran Turqueto decidiu criar um blog de decoração, o Casa de Valentina. Empreendedora, a blogueira acabou transformando a plataforma em um e-commerce: vende móveis e objetos de decoração. Mas o que ela mais gosta de fazer são os posts do Open House. Nesta rápida entrevista feita por e-mail, Lucila conta um pouco sobre sua trajetória e quando se deu conta da ressonância do seu blog: “Percebi que o blog tinha emplacado quando o WGSN elegeu o Casa de Valentina como um dos principais e mais influentes blogs de design e decoração da América Latina”.
Amanhã, dia 14 de setembro, ela é uma das participantes da roda de conversa sobre Empreendedorismo em Tempos Líquidos, tema do ArqSC Conversa, realizado pelo portal junto com a Masotti, em celebração aos 15 anos da loja no Shopping Casa & Design (o evento é para convidados).
O que motivou a começar o blog?
Montei o Casa de Valentina quando estava noiva e montando o meu apartamento, na época me vi envolta a milhares de referências e informações. Soma-se a isso, naquele período trabalhava com marketing e sentia falta de exercer a segunda faculdade que fiz, de jornalismo. Vi no blog uma possibilidade de voltar a escrever sobre um assunto que me agrava demais.
Já sabias qual seria ao foco principal do blog quando começastes?
Sim, sempre falei sobre esse assunto com alguma variações (receitas, viagens, filho, etc) mas o mote principal sempre foi decoração.
Fizestes algum planejamento estratégico, sabias o que querias ou o produto foi crescendo espontaneamente?
Foi crescendo de maneira super orgânica, sempre fui muito mais da linha “teste e veja se dá certo” rssss … Mas esse é o meu estilo para tudo que faço na vida.
Em que momento percebestes o sucesso do blog? Como lidas com os novos desafios editoriais e comerciais a partir deste crescimento?
Percebi que o blog tinha emplacado quando o WGSN elegeu o Casa de Valentina como um dos principais e mais influentes blogs de design e decoração da América Latina. Os desafios são cotidianos, a cada novo job eu tento fazer algo diferente, que ainda não foi feito no mercado.
O que mais gostas de fazer no Casa de Valentina?
O Open House, que é o post das segundas-feiras onde sempre coloco uma casa de um leitor. Gosto de tudo no Open House: das fotos que a Julia Ribeiro (uma fotógrafa que adoro), do envolvimento dos donos das casas no post, da expectativa dos leitores por verem a casa no começo da semana…
Esse é um post que faço sempre nos domingos de madrugada e não me importo em nada em dormir tarde por causa dele rssss
Quais os próximos desafios e projetos para o futuro?
Vídeo. A expectativa é que até o final de 2017, 70% do conteúdo consumido nas redes sociais sejam em vídeo, e estou me preparando para isso.
Qual a percepção do público em relação ao conteúdo selecionado e quais sãs as métricas?
Acordo e já acessos os números do blog para ver se o post do dia anterior fez ou não sucesso, mas não me apego muito aos dados relacionados a perfil dos leitores. Hoje o nosso público é de mulheres, adultas e classificadas pelo Tail Target como “High Income”. Isso na verdade eu acabo não lembrando no dia a dia, gosto de imaginar que escrevo para minhas amigas de colégio rssss
Como está a cena digital no país?
Especificamente no mercado de decoração acho que temos muito a avançar. Trabalhei anos no mercado publicitário e percebo um longo caminho a ser traçado, mas vejo isso como uma oportunidade. Me preocupo muito em entregar aos parceiros do Casa de Valentina conteúdos de qualidade e um trabalho de excelência. Quando os veículos digitais estão comprometidos a entregar resultados concretos contribuem para o amadurecimento desse mercado de maneira fundamental. Então, procuro fazer a minha parte bem feita e com preciosismo.
Os números do Casa de Valentina!
Instagram: 125 mil seguidores
Facebook: 225 mil seguidores
Pinterest: 63 mil seguidores
Blog: 24 mil acessos todos os dias