Os arquitetos curitibanos Fábio Domingos Batista e Emerson José Vidigal tinha um desejo: aproximar a discussão sobre preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. E este foi o ponto de partida para as obras Patrimônio: a cidade como história e Arquitetura: o ofício do arquiteto.
As obras lançadas no dia 21 de junho, no Auditório Léo Grossman, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foram viabilizadas por meio da lei de mecenato da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“Os livros são voltados para o trabalho dos professores de ensino fundamental e médio, para que, ao abordar esses temas em sala de aula, tenham material de apoio com linguagem acessível a quem não estuda a arquitetura, mas está inserido no contexto urbano”, conta Batista.
Os profissionais realizaram algumas oficinas com professores da rede pública de Curitiba para apresentar a obra e discutir como trabalhar tais temas no contexto escolar. “Queremos desmistificar o patrimônio como sendo apenas um prédio antigo, cercado de história. É preciso entender que além da Catedral de Curitiba, o Paço da Liberdade ou outros prédios de grande destaque; uma casa antiga de família também é patrimônio e precisa ser preservada”, explica.
No livro específico sobre o fazer do arquiteto, os autores ampliam a visão sobre a profissão, destacando que o trabalho vai além da construção e deve pensar nos problemas sociais e urbanos em que aquele projeto estará inserido.
Os livros podem ser adquiridos no site: http://goo.gl/BR29sV
Imagens: Divulgação
Fonte: Defender