Algumas palavras e atributos definem a identidade da marca Jader Almeida: excelência, rigor, perfeição aos detalhes, unidade de linguagem, equilíbrio entre a tecnologia e a tradição manual. O simples é precioso como costuma dizer o designer e arquiteto catarinense. “Tudo se perde quando o produto não está bem apresentado. É um só conceito: precisamos ligar todos os pontos, desde a criação até a experiência da venda”, afirma em entrevista publicada no último anuário da marca.
Presente desde 2013 em Florianópolis, anualmente o showroom é repaginado para receber os lançamentos. Nesse atípico 2020, para além dos produtos e da tradicional mudança na planta física do imóvel, o designer proporcionou uma experiência a partir do vazio e da pausa tão necessários à contemplação – a flagship de Balneário Camboriú já anunciava, ano passado, a mudança que estava por vir.
Ao adentrar o novo espaço na Capital catarinense, identificamos uma narrativa que reforça os atributos citados no início deste texto. Jader é um construtor de história, de uma trajetória crescente que rompeu todas as fronteiras. Do fazer no chão da fábrica, com o domínio dos processos fabris, colocando em prática seu saber prático e maduro, ao artista lapidado.
A arquitetura é tratada como uma galeria, um invólucro para o artista expor não só a materialidade de sua criação, produzida com rigor pela SOLLOS, mas seu pensamento. “Um espaço de imersão no nosso mundo”, sugere. O ambiente propõe o diálogo entre interno e externo, apresentando soluções elegantes e inspiracionais e unindo arquitetura, arte e design. Recebe a mobília cuidadosamente inserida no local. Por isso, tal cuidado levou a decisão de investir em showroom próprio para “ligar todos os pontos”. “Buscamos a excelência em todo o processo, do início de um pensamento ao produto, a comunicação e todas as plataformas que atuamos, porque entendemos que uma marca, uma label, uma etiqueta é constituída por muitos fatores e não apenas o produto em si”, afirma. Entre lojas próprias e franquias, a perspectiva são de 7 para 2021.
Coleção
Após o primeiro impacto da arquitetura, soma-se o cenário e ambiência construída na flagship para apreciação da coleção 2020. Três linhas são destaques: o living com assentos e mesas direcionados aos ambientes indoor; jaderalmeida LIGHTING, que segmenta a iluminação e foi lançada oficialmente em 2018; e a coleção SOLLOS. OUTDOOR com soluções para viver ao ar livre. Alguns dos produtos ganharam recentemente importantes premiações internacionais como Good Design Award Chicago (cadeira Ella e mesa Aris), International Design Award (cadeira Ella), além do iF Design Award 2020, considerado o Oscar do design (cadeira Ella e Windsor e luminária Memory).
Jarder Almeida + SOLLOS
A trajetória SOLLOS jaderalmeida está em constante amadurecimento. São 16 anos de uma aproximação que encontrou convergência de ideias e percepção do que estavam dispomos a fazer. O catarinense que reside em Florianópolis é o diretor criativo da SOLLOS, empresa que desde 2004 percebeu que para crescer era preciso investir em conceito, identidade e qualidade. O que eles produzem é um testemunho material de como eles veem o mundo.
| matéria produzida e publicada originalmente no Archtrends, site de conteúdo da Portobello.